Turismo inclusivo: ‘Turistea’ da ALE-RR inicia programação com palestra sobre autismo

Profissionais e alunos do setor turístico roraimense participam do ciclo de capacitação que ocorre até o mês de novembro. – Fotos: Jader Souza | SupCom/ALE-RR

A programação do ciclo de capacitação Turistea – Turismo Inclusivo iniciou nesta segunda-feira, 2, com a palestra “Autismo: conhecer para entender, acolher e incluir”, ministrada pelas psicopedagogas Madalena Neves e Ana Lídia Mendanha, no plenarinho Valério Caldas de Magalhães, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

O projeto, que visa qualificar os profissionais do setor turístico para o atendimento às pessoas atípicas, é uma realização do Programa de Atendimento Comunitário da Casa Legislativa, por intermédio do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr).

Presidente do Programa de Atendimento Comunitário, Angela Águida Portella

Para a presidente, a deputada Angela Águida Portella (Progressistas), a iniciativa inaugura um novo momento de consciência social e acessibilidade no Estado.

“A cada dia o Teamarr vem desenvolvendo mais atividades voltadas à inclusão, uma vez que nosso trabalho é de acolhimento. Então, viu-se a oportunidade de chamar esses profissionais, empresários e estudantes da área do turismo para mostrar que este é um bom nicho a ser explorado, que há a necessidade desse olhar diferenciado. E, com isso, fazer com que as pessoas atípicas se sintam pertencentes às belezas da cidade”, pontuou.

A idealizadora do Turistea é a psicopedagoga Jane Lira, servidora do Teamarr. Ela, que tem formação em Turismo, teve a ideia de trabalhar o segmento voltado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Vi que tínhamos essa necessidade de inserir esse público no contexto do turismo. Sabemos que é muito difícil, porque as pessoas com autismo têm dificuldades particulares e necessitam de um apoio supervisionado e de um tratamento diferenciado”, explicou.

Psicopedagoga Madalena Neves

Início da programação

A programação do Turistea vai ocorrer até novembro com palestras, oficinas, passeios turísticos por Boa Vista e a entrega dos certificados. Nesta semana, por exemplo, serão apresentadas palestras de segunda a sexta-feira sobre a temática autista, ressaltando a importância do turismo adaptado.

A palestrante Madalena Neves explicou que é preciso ter técnicas para atender o público autista, uma vez que eles são visuais e precisam de expressões lúdicas para absorver as informações.

“Abordamos sobre a estruturação de ambientes, pistas visuais e a importância delas dentro de um ambiente público fechado e também de lugares abertos, que, no caso, são os passeios”, explicou.

A colega palestrante Ana Lídia Mendanha reforçou a importância de treinar os profissionais envolvidos no contexto do turismo, para que compreendam as necessidades específicas de cada autista e saibam lidar com empatia com esse público.

Empresária Mayara Garcia

“O objetivo é apresentar as características do autismo e como incluí-los no ambiente turístico, bem como trabalhar as questões de crise e como agir em situações como esta”, detalhou.

Busca por conhecimento

Entre os profissionais e acadêmicos que participam do Turistea em busca de qualificação para o mercado de trabalho, está a empresária Mayara Garcia. Ela mudou de Manaus para Roraima há três anos e meio para investir no setor turístico e desde então tem focado nisso. Com a capacitação, vai adaptar o serviço para ampliar o público.

“Iniciamos a empresa com aluguel de bicicleta e trenzinho, o que atraiu muitas crianças, entre elas, autistas e aí surgiu esse carinho especial por esse público. Eu acredito que com esse contato que acabamos tendo, é importante sabermos a forma do tratamento e o cuidado, por isso a necessidade de ter mais conhecimento”, frisou.

Estudante João Ricardo

Quem também aproveitou a oportunidade foi o aluno do curso Técnico em Guia de Turismo, João Ricardo. Ele está na metade da especialização e acredita que o Turistea vai somar na sua atuação profissional.

“Trabalho na área e já existia esse contato com pessoas atípicas, mas atuava com olhar intuitivo. A capacitação vai agregar muito, acredito que vou aprender muito e aplicar na prática, de forma mais técnica”, disse.

A programação de palestras segue na terça-feira (3) com o tema “Turismo Inclusivo” apresentado pelo diretor do Departamento Estadual de Turismo de Roraima (Detur), Bruno Di Brito.

Diretor do Detur, Bruno Di Brito

Ele esteve presente na abertura do Turistea e citou a importância da capacitação para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva.

“O turismo vem crescendo no Estado e, em função disso, várias necessidades também vão surgir. Com isso, é importante a perspectiva de começarmos a atuar com famílias de autistas. Esta iniciativa confirma o protagonismo de Roraima no Brasil”, finalizou.

Programação completa

2/9 19h às 22h

Palestra: Autismo: Conhecer para entender, acolher e incluir

Palestrantes: Madalena Neves e Ana Lídia Mendanha

3/9 19h às 22h

Palestra: Turismo Inclusivo

Palestrante: Profº Dr. Bruno Di Brito

4/9 19h às 22h

Palestra: Gerenciamento de crise

Palestrante: Geisa Tavares

5/9 19h às 22h

Oficina de primeiros socorros

Palestrante: Geisa Tavares

6/9 às 19h

Encerramento e entrega de certificados

25/10 às 9h

Passeio turístico guiado para crianças e adolescentes atendidos pelo Teamarr

Novembro

22/11 às 16h

Passeio turístico guiado para crianças e adolescentes atendidos pelo Teamarr

Bruna Cássia

Veja também

Topo