O estado de Roraima recebeu nesta terça-feira, 3, a 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde para Ouvidorias do SUS (Sistema Único de Saúde) da Região Norte, uma iniciativa do Ministério da Saúde e Fiocruz (Fundação Getúlio Vargas).
A programação se estende até o dia 04, no auditório do Aipana Plaza Hotel Boa Vista, onde as ouvidorias de Roraima, Amazonas, Pará e Acre apresentam o cenário atual, as perspectivas e os desafios de cada Estado.
“É de suma importância a nossa participação, porque visa a padronização dos nossos trabalhos. Todas as ouvidorias do SUS, tanto das unidades de saúde quanto dos municípios, irão trabalhar padronizadas para dar uma resposta melhor ao cidadão que procura a ouvidoria”, afirmou a ouvidora-geral do SUS em Roraima, Larissa Wandemberg.
A ouvidora do SUS em Rio Branco, no Acre, Bruna Maia destaca a importância de dar acessibilidade às pessoas que dependem do SUS.
“O Norte já tem um histórico de pouca visibilidade. Precisamos também ser ouvidos para o sistema ser bem plantado, para as melhorias ocorrerem”, pontuou.
Confira a programação:
03/09
13h30: Estudo de Caso: refletindo sobre o processo de trabalho das ouvidorias
15h15: Café com Prosa
15h30: Apresentação dos grupos e debate
17h30: Termômetro do conhecimento e encerramento
04/09
9h: Café Mundial: Diagnóstico e desafios das ouvidorias
11h: Qualificação das Ouvidorias: Mapeamento de temas prioritários
12h: Intervalo
13h30: Mapa Síntese
14h00: Momento Interativo: Priorização de Temas
14h30: Sistema Nacional de Ouvidorias e o fortalecimento da participação social
15h30: Dinâmica de Encerramento
16h: Café com Prosa