Não é apenas para beleza que os girassóis da AgroBV “servem”. A Prefeitura de Boa Vista iniciou a silagem da planta nesta terça-feira, 3, inovando e contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Antes do processo, os acadêmicos, produtores e profissionais do campo participaram de uma palestra para entender as etapas. Afinal, é a primeira vez que ocorre a silagem do girassol em Roraima.
Além do girassol, a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) também faz a silagem do cultivo de milho. O processo consiste em preservar forragens que garantem alimento nutritivo para os animais em períodos de grandes secas e situações em que a pastagem pode ser afetada de forma negativa, comprometendo a vida dos animais.
“Essa é uma novidade para Roraima, o primeiro Dia de Campo sobre silagem de girassol. Aprender esse método é fundamental, especialmente após a seca e o ataque de lagartas que danificaram pastagens. Em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima), estamos aprendendo a fazer a silagem, abordando técnicas de corte, análise de nutrientes e armazenamento para garantir alimentos durante o verão”, disse o secretário responsável pela SMAAI, Guilherme Adjuto.
Aula teórica antes da prática: conhecimento e “mão na massa”
Quem ministrou a palestra para explicar sobre as etapas e os benefícios da silagem do girassol foi o doutor e professor do curso de Zootecnia da UFRR, Jalison Lopes. Ele é pesquisador da área de forragens conservadas, produção de bovino e conservação de forrageiras. Com muito estudo e propriedade no assunto, ele transformou o CDT em uma sala de aula para os profissionais.
“Posso afirmar que trabalhar com girassol é uma realização profissional. Nas vezes em que visitei o CDT com a minha família, para acompanhar a AgroBV, ficava admirando o campo de girassóis, imaginando tudo que poderíamos fazer para aproveitar a plantação. É uma possibilidade de ajudar os produtores a enfrentarem a seca sem grandes prejuízos”, contou Jalison.
O acadêmico Adriel Montelo tem 24 anos e está no 8° semestre de Zootecnia. “A primeira silagem de girassol acontece aqui no campo da prefeitura e eu fico feliz de fazer parte desse momento. É muito importante que a academia se junte aos órgãos governamentais em busca de melhorias para os produtores. Principalmente durante o período de estiagem”, afirmou.
Zenilde Dias, de 53 anos, mora na região do Bom Intento e é produtora rural. “Já estou planejando cultivar girassol e fazer a silagem, até porque tem muito rendimento. Sou produtora de rosa-do-deserto e amo flores. A palestra despertou a minha curiosidade”, relatou.
Recursos agrícolas
Além do CDT, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da SMAAI, fornece a máquina para cortar os girassóis, o trator para compactar e a caçamba para o transporte da silagem. É um trabalho de ampliação de informações e conhecimentos, visando dar ainda mais suporte aos produtores rurais. Todo o material da silagem será distribuído para parceiros do município, como a UFRR.