E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
7 de setembro
• A Prefeitura de Pacaraima inicia nesta quarta-feira, 4, às 8h, no Palácio Marta Habert, sede da prefeitura de Pacaraima, a programação cívica da Semana da Pátria, em comemoração a Independência do Brasil (202 anos).
• Dando continuidade na quinta-feira, 5, às 8h, na Escola Municipal Casimiro de Abreu. Na sexta-feira, 6, será ponto facultativo.
• E fechando com chave de ouro, no sábado, 7, também às 8h, com o desfile cívico na Rua Monte Roraima, no bairro Vila Nova.
Ano jubilar
• A cada 25 anos, o Papa anuncia o ano jubilar, tempo para os fiéis renovarem a esperança.
• Desse modo, em 2025 será vivido com maior fervor o ensinamento cristão reafirmado por São Paulo: “Ora, a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5, 5).
• A intenção do ano jubilar é conduzir os fiéis a seguirem pela trilha da esperança com consciência de serem peregrinos neste mundo rumo ao céu. Por isso, o período que antecede ao jubileu foi definido como o “Ano da Oração”. Uma pessoa que reza, cresce na virtude da esperança, estabelece um diálogo com Deus e renova suas forças espirituais.
Interesses
• O presidente-executivo da Lufthansa, Carsten Spohr, se reuniu com o governo de centro-direita de Portugal na segunda-feira, 2, para sinalizar formalmente o interesse de sua empresa na privatização da companhia aérea estatal TAP.
• A Lufthansa está de olho em uma participação de 19,9% na TAP, abaixo do limite de 20% que exigiria a aprovação da Comissão Europeia, o órgão regulador antitruste da UE.
• A reunião entre Spohr e as duas autoridades que supervisionam a TAP Air Portugal, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e o ministro da Infraestrutura, Miguel Pinto Luz, foi solicitada pela Lufthansa. Pelo menos duas outras grandes empresas do setor – a IAG, proprietária da British Airways, e a Air France-KLM – já disseram que estão interessadas na TAP.
Agroeocologia
• Enquanto a iniciativa Agroecologia nas Eleições (AnE) 2024 vai se alimentando e se fortalecendo nos espaços e momentos de construção das organizações envolvidas em todo o Brasil.
• Em sua terceira edição, essa é uma iniciativa de incidência política desenvolvida desde 2020 pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) nos períodos eleitorais. Considerando que os municípios são fundamentais na execução de políticas públicas locais, representando, em muitos casos, a porta de entrada para que as/os cidadã/os acessem direitos, serviços públicos e monitorem sua execução.
• Neste ano, haverá temáticas muito importantes para o movimento agroecológico que beneficiam diretamente toda a sociedade e que constam em sua Carta Política: comercialização, circuitos curtos e compras institucionais; justiça climática e enfrentamento ao racismo ambiental; apoio à produção e organização das mulheres e enfrentamento à violência contra as mulheres são alguns dos temas. Para saber mais sobre a iniciativa AnE e conferir, na íntegra, a Carta Política, acesse o site.
Agroeocologia II
• E é com grande satisfação que anunciam que vem aí um evento para reunir o movimento agroecológico de Roraima. Denominado Agroecologia nas Eleições 2024 – “Votar com Consciência é Alimentar a Esperança: Nutrindo a Rede Agroecológica de Roraima”
• O encontro, promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) @anaamazonia_ e executado pela Rede de Economia Circular e Agroecologia de Boa Vista (RECA-BV), tem como objetivo fortalecer os laços entre as organizações e pessoas comprometidas com a agroecologia, a agricultura familiar e a sustentabilidade em Roraima.
• O evento acontecerá no dia 21 de setembro, das 7 às 13h, na praça do Caranã, em Boa Vista.
Apresentação ao vivo
• Uma nova regulamentação do governo de Taiwan proíbe apresentações ao vivo de animais selvagens em cativeiro, como golfinhos, tigres e outros animais não domesticados.
• A regulamentação, emitida pelo Ministério da Agricultura taiwanês, foi elaborada após uma denúncia apresentada em 2022 sobre um caso de felinos selvagens sendo alimentados por visitantes do Leofoo Village Wildlife Park, informa a agência de notícias taiwanesa CNA.
• A norma exige que as empresas que mantêm animais em cativeiro para fins comerciais enviem informações detalhadas às autoridades sobre como esses animais vivem e como são exibidos.
• Com esta nova regulamentação, Taiwan se torna o décimo terceiro país a proibir apresentações de animais selvagens em cativeiro. Organizações de defesa dos animais, como a Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (PETA), elogiaram a nova regulamentação.
POR FALAR NISSO…
# Nesta quarta-feira, 4, é Dia da Lei Eusébio de Queirós.
# Estão aniversariando nesta quarta-feira, 4: Glaucinei de Ferreira da Silva, o Dr. Diego Barroso Oquendo e a médica Magnólia de Sousa Rocha.
# Na Suécia, o pai levar a noiva até o altar e entregá-la ao noivo não é algo tradicional, mas está se tornando usual nos últimos anos e tem incomodado alguns membros da igreja. No país, a tradição, baseada na igreja luterana, é a noiva e o noivo caminharem juntos durante a cerimônia. A influência global de filmes e séries, segundo informações do jornal britânico The Guardian, é a responsável por inserir aos poucos a prática nos casamentos da Suécia. A ação, que tem causado desconforto e levantado uma polêmica sobre o “simbolismo patriarcal” a ela atribuído, é tema de uma moção apresentada em um encontro da igreja sueca para proibi-la de vez.
# Com a recente atualização dos Patrimônios da UNESCO, o Brasil ocupa a 13ª posição entre 168 países com mais Patrimônios Mundiais reconhecidos. Para descobrir a lista de países e as regiões do Brasil com mais patrimônios basta acessar o link: https://preply.com/pt/blog/patrimonios-mundiais-unesco/.
# O deputado Dr. Claudio Cirurgião afirmou na sessão de terça-feira, 3, ter recebido uma ameaça durante a formação da comissão especial que apura a denúncia de crime de responsabilidade contra o governador Antonio Denarium. Segundo Claudio, o episódio foi trazido a ele por meio de um assessor parlamentar. Claudio enfatizou que não vai votar favorável ao impeachment do governador, e afirmou também que “o meu presidente vai ser o Sampaio até o final, goste ele [Antonio Denarium] ou não”. E continuou: “Quero deixar claro que se isso for uma ameaça, traga até mim, sem recado”.
# Foram aprovados de forma simbólica na sessão ordinária de terça-feira, 3, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, dois Projetos de Decreto Legislativo de indicação do deputado Renato Silva, que concedem a Comenda Orgulho de Roraima a magistrada Sissi Marlene Dietrich Schwantes e ao promotor de Justiça Paulo André de Campos Trindade, de Alto Alegre, por se dedicarem ao próximo, às profissões, ao serviço público e à atuação contra a corrupção eleitoral, se tornando símbolos e referenciais para a sociedade.
# A loja Artesanato Indígena Minha Aldeia possui uma rica variedade de produtos artesanais indígenas, de 10 etnias de Roraima. Já funciona a mais de 40 anos em Boa Vista e fica localizada na rua Cecília Brasil nº 835, das 9h às 18h.
VIRALIZAR
• Selton Mello e Fernanda Torres não seguraram as lágrimas e choraram com a reação calorosa da plateia após a exibição de “Ainda Estou Aqui”, filme do diretor Walter Salles, inspirado no livro do jornalista Marcelo Rubens Paiva, no último domingo, 1, no Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália.
• O filme disputa o Leão de Ouro, principal prêmio do evento. O longa tem fortes concorrentes na disputa pelo Leão de Ouro. Estão na lista filmes como “Queer”, o novo de Luca Guadagnino (“Rivais” e “Me Chame Pelo Seu Nome”), “Coringa: Delírio a Dois” e “The Room Next Door”, filme em inglês de Pedro Almodóvar. O aguardado “Babygirl”, com Nicole Kidman e Antonio Banderas, também está na disputa.
• Após o fim da sessão, o longa foi aplaudido por 10 minutos.
FLOPAR
• Pela primeira vez em mais de três anos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na noite de sexta-feira, 30, bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de setembro.
• O órgão citou como justificativa a expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do País, em cerca de 50% abaixo da média.
• O anúncio vem com maiores custos para a geração de energia elétrica, resultando em um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.