O governador Antonio Denarium anunciou na manhã desta quinta-feira, 5, a realização de concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). A iniciativa atende à indicação 01/2023, apresentada no dia 1º de janeiro de 2023, pelo deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos-RR) apresentada no ano passado.
De acordo com o parlamentar, recentemente, ele conversou com o governador à respeito da necessidade da realização do certame, já que há uma defasagem no efetivo da corporação.
Segundo levantamento feito pelo deputado e, atualmente, o efetivo previsto em lei para o Corpo de Bombeiros de Roraima é de 1.400 membros. Porém, o que existe hoje é apenas aproximadamente um terço desse quantitativo, pouco mais de 500 servidores, sendo que desses, apenas 300 militares estão na atividade finalística da corporação.
“A capacidade operacional da corporação encontra-se defasada, dado o recente crescimento econômico e populacional do Estado. Ademais, é premente a necessidade de capilarização dos atendimentos de urgência e de emergência, tanto na Capital, quanto nos municípios do Interior. Sensível à essa situação, o governador tomou a iniciativa de anunciar o lançamento do concurso”, justificou o deputado.
Ainda segundo Marcos Jorge, o último concurso para provimento de cargos de Soldados e Oficiais do CBMRR foi há cerca de 10 anos.
“A partir de agora, a corporação deve fazer um levantamento das reais necessidades e apresentar ao governador para que possa ser montado o edital. É um passo importante para que nosso brioso Corpo de Bombeiros possa aumentar seu efetivo e atender ainda melhor a nossa população”, concluiu Marcos Jorge.