Nova Maternidade Nossa Senhora de Nazareh vai revolucionar a saúde em Roraima, diz Mecias

O senador Mecias de Jesus destinou cerca de R$ 8 milhões para a obra e destacou a importância da unidade para a melhoria da saúde em Roraima. – Fotos: Ascom Parlamentar

O Governo de Roraima reinaugurou no início da noite desta sexta-feira, 6, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, principal maternidade do Estado e maior unidade do tipo na região Norte.

Com a nova estrutura, a Maternidade agora conta com 294 leitos de enfermaria, 68 leitos de UTI Neonatal e 5 de UTI Materna, laboratório, raio-X, ultrassom, ressonância, mamografia, tomografia, Banco de Leite e 13 blocos e três anexos, com capacidade para atender com qualidade os cerca de mil bebês que nascem por mês em Boa Vista.

Para o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que destinou quase R$ 8 milhões em emenda parlamentar para ajudar na execução da obra, a nova Maternidade chega em um momento importante para o Estado, devido o aumento populacional e grande fluxo de migrantes venezuelanos, que representam cerca de 20% dos atendimentos na unidade.

“Nossa Maternidade foi construída há mais de 40 anos e já não atendia mais a demanda, já que a população de Roraima quadruplicou nesse período. Atualmente, são realizados, em média, mil partos por mês. Com essa reforma e ampliação, teremos um atendimento melhor para as mães e recém-nascidos roraimenses”, disse.

Estrutura da Unidade

A Maternidade Nossa Senhora de Nazareth é dividida em 13 blocos e ainda possui três prédios anexos, que dão suporte aos atendimentos das mães e recém-nascidos.

No Bloco Margaridas são alojadas as pacientes com patologias ginecológicas, principalmente sangramentos transvaginais, que necessitam de cirurgias. No Bloco Orquídeas ficam as gestantes em trabalho de parto. No Bloco Girassóis as gestantes de alto risco ficam em observação, enquanto no no Bloco Rosas as pacientes em puerpério e seus recém-nascidos aguardam a alta.

O Bloco Azaleias realiza as internações pré e pós-cirurgia, além dos setores de UTI Neonatal e Materna. Há ainda o Bloco de Atendimento de Urgência e Emergência, a Casa da Gestante para mães que querem ficar perto de seus bebês internados, o Banco de Leite Humano e o Laboratório de Análises Clínicas.

A Maternidade também dispõe de Cartório de Registro, Programa Qualineo, vacinas especiais e testes de triagem (pezinho, orelhinha, olhinho, coraçãozinho). Além disso, a unidade conta ainda com os serviços do Projeto Colo de Mãe, odontologia, vacina, psicologia, serviço social, Unidade de Vigilância Epidemiológica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente e saúde indígena.

A unidade também oferece apoio e o diagnóstico terapêutico, com audiometria, ultrassonografia, raio-X, eletrocardiograma, agência transfusional e laboratorial, além dos exames de alta complexidade, como a ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Gilvan Costa, com informações da Sesau

Veja também

Topo