A arte estimula a imaginação e a criatividade, permitindo a exploração de novos mundos em diferentes formas de expressão. Ciente desses benefícios, a Prefeitura de Boa Vista tem proporcionado às crianças da rede municipal de ensino a oportunidade de vivenciar experiências culturais e artísticas. Nesta terça-feira, 10, alunos visitaram o Teatro Municipal e assistiram a um trecho do espetáculo “Ballet Coppélia”, uma das grandes atrações do Mormaço Cultural 2024.
Nesta primeira etapa, o projeto “Escola Vai ao Teatro” contemplará 532 alunos. É uma iniciativa que busca aproximar os estudantes, promovendo o acesso à arte e à cultura de forma educativa e lúdica. De acordo com o presidente da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura, Dyego Monnzaho, esta é uma experiência completa que forma o público para ser uma plateia, não só do teatro, mas de qualquer objeto artístico.
“É uma ação formativa onde a criança vem assistir um conceito didático. Ela vai ver um trecho de uma peça, fazer uma visita ao teatro, conhecer o equipamento, para que no futuro ela possa ser sensibilizada de que o teatro também é um objeto acessível, que ela pode ir e levar a família. A maioria dessas crianças estão vindo ao teatro pela primeira vez e isso constrói o imaginário”, disse.
Inclusão cultural
Levando alunos de diferentes contextos socioeconômicos ao teatro, o projeto democratiza o acesso à cultura e desperta o interesse pelas artes. Estudante da Escola Municipal Newton Tavares, Miguel da Costa, 8 anos, foi ao teatro pela primeira vez. “Foi tudo muito legal. Eu nunca tinha entrado aqui no teatro e é bem bacana. Eu gostei dos atores dançando no palco e da roupa que eles estão vestindo”, contou.
Visitas de alunos
Levar crianças ao teatro promove o desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Diante disso, a visita ao Teatro Municipal segue até esta quarta-feira, 11, nos períodos da manhã e tarde, com alunos de unidades de ensino da capital. Raylle Duarte, coordenadora pedagógica, acompanhou as crianças e afirma que todas estavam empolgadas com a experiência.
“Todos ficaram super felizes com a notícia de que viriam ao teatro, até porque muitas dessas crianças nunca tinham vivido essa experiência. Com certeza, o dia de hoje vai ficar marcado na memória deles. Eu estava observando e muitos alunos estavam completamente presos no espetáculo e atentos. Viver a experiência do teatro é bastante encantador”, destacou.