O teatro, em sua rica tradição, conecta pessoas e as transportam para outros universos e emoções profundas. E hoje, 19 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Teatro, que em sua essência também convida o público a questionar, a refletir e a sonhar.
Para garantir acesso ao aprendizado das artes cênicas de forma gratuita, a prefeitura instituiu em 2022 o Curso de Teatro no Teatro Municipal de Boa Vista, onde mais de 150 alunos aprenderam – e ainda aprendem – sobre a linguagem teatral a partir de exercícios, integração de grupo, concentração, memorização, alongamento, desconstrução e criatividade.
Raíssa Alves é professora do curso. Seu amor pela atuação vem desde criança, quando criava várias histórias e as interpretava, o que a levou, aos 18 anos, a decidir estudar teatro. Em São Paulo, onde morou por 12 anos, se formou em Artes Cênicas, com bacharelado em Teatro. Durante esse período, fez diversos cursos de interpretação, direção e interpretação para TV e cinema.
Sua paixão pelo teatro se estende ao ensino, sendo professora de teatro, diretora e maquiagem artística. À frente do Curso de Teatro da Prefeitura, ela afirma que esta tem sido uma experiência única, onde tem a oportunidade de ensinar, criar, recriar, montar, adaptar e dirigir. “Pude colocar minha imaginação em cena e descobrir grandes talentos”, disse.
Mas a dedicação dos alunos, segundo ela, também é algo que surpreende. “Eles criaram grandes laços e confiança entre a turma. A cada aula eles se permitem a novas descobertas, bloqueios são desbloqueados e a parte da imaginação, improviso e criação cada vez fica mais divertido e fácil. Sempre lembro a eles da certeza de que são capazes de coisas grandiosas”.
Expressão e liberdade
Aluna do Curso de Teatro da prefeitura, Gabriely Damasceno está envolvida com a arte desde os cinco anos, participando de oficinas de teatro e dança, mas somente a partir de 2021 é que tem se envolvido mais no campo da atuação. Tem como suas principais influências as atrizes Fernanda Torres, Laura Cardoso, Bibi Ferreira e Ruth de Souza.
“Fiquei tão feliz quando o Curso de Teatro abriu que acho que fui umas das primeiras a me inscrever. Era a chance de estudar de forma mais profunda e durante um maior período comparado a outros cursos que já fiz. Então, eu precisava aproveitar e fazer aquilo que eu realmente tinha como sonho desde a infância”, conta.
Além disso, Gaby é cosplayer, uma atividade que ao longo dos anos passou de um simples hobby de jovens amantes de cultura pop para uma arte que envolve muita seriedade, determinação e dedicação. Isso porque, além de dar vida a um personagem, envolve muitas habilidades na construção física e material, fidelização de figurino, entre outros fatores.
“No teatro, eu preciso construir o personagem no sentido inverso, de dentro para fora. Então, me aprofundo muito mais nas questões mentais e emocionais do personagem. Mas consigo aliar muito bem as habilidades como cosplayer e o que aprendi no teatro para levar para o palco das apresentações, por exemplo”, disse.
Também envolvido com as artes desde criança, Frank Rafael se divide entre a música e o teatro. É um dos alunos pioneiros do Curso de Teatro da prefeitura, tendo participado das oficinas que lhe ajudaram a desenvolver e aprimorar suas habilidades como ator. Tem na versatilidade a sua inspiração, sobretudo quando isso repousa sobre artistas como Lady Gaga. Para ele, a cantora e atriz transita com maestria entre o teatro, a música e outras linguagens.
“Acredito que todas as formas de arte estão conectadas e, com prática e dedicação, qualquer pessoa pode desenvolver suas habilidades em diversas expressões artísticas. Embora eu acredite no talento inato, sei que a arte é também algo que se aperfeiçoa através do aprendizado, experiência e da prática. Para mim, o Curso de Teatro foi uma verdadeira salvação. A arte, de forma geral, me ajudou a superar momentos difíceis, como a depressão”, conta.
A Casa dos Espetáculos
É claro que não poderíamos deixar de falar do maior equipamento público de Boa Vista dedicado às artes. O Teatro Municipal de Boa Vista, já soma mais de 1.090 eventos diversos promovidos desde sua inauguração em dezembro de 2017, com mais de 275.350 pessoas compondo o público em salas como Roraimeira, Teatro-Escola e Multiuso.
O teatro integra as programações do Festival Mormaço Cultural, que na edição deste ano contou com a peça “Eu de você”, monólogo encenado pela atriz Denise Fraga. Foram duas apresentações com casa cheia. Além disso, contou também com a ópera “Coppélia”, da Companhia Roraima Ópera, que também foi sucesso de público.
Anote aí!
E a agenda de espetáculos do Teatro Municipal segue firme e forte. Neste sábado, 21, os alunos do Curso de Teatro da Prefeitura de Boa Vista apresentam a peça “A Família Perfeita”, a partir das 20h, na Sala Roraimeira. O texto apresenta uma comédia moderna que retrata uma família problemática e cheia de segredos, mas perante a sociedade, tenta fingir ser perfeita. A entrada é franca!
E para celebrar o Dia da Criança, a fantástica obra de L. Frank Baum, “O Mágico de Oz” ganhará vida no próximo dia 10 de outubro, a partir das 19h30 na Sala Roraimeira. O espetáculo contará com a participação da Orquestra Sinfônica do IBVM e da Companhia de Teatro TriArte, sob a direção artística de AnnaLú Barros. Os ingressos já estão à venda na Bilheteria Digital.