Com o objetivo de apoiar ações de combate, controle e extinção de incêndios florestais nos municípios do Amazonas, o Governo de Roraima enviou nesta quinta-feira, 19, uma equipe de 10 bombeiros do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militares de Roraima) composta por oficiais e praças combatentes para o Estado vizinho.
A missão visa prestar apoio operacional ao CBMAM (Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas) por meio da integração das equipes para combate nos municípios designados, com foco na proteção da biodiversidade, segurança das populações e na preservação ambiental da região.
O trajeto será feito via terrestre pela BR-174 até Manaus, onde fica localizado o Centro de Operações para combate dos incêndios florestais. O tempo previsto para a força-tarefa é de 30 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 15 dias, caso necessário.
O governador Antonio Denarium destacou que a colaboração entre os Estados na missão de combate é vital para mitigar os impactos socioambientais causados pelos incêndios florestais. Ele também ressaltou que a troca de experiências e a integração entre os bombeiros dos dois Estados será um diferencial na operação.
“Essa é mais uma importante missão em que o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima vai estar presente levando a solidariedade do nosso povo e a força para fazer a diferença na vida dos nossos irmãos amazonenses, que estão sofrendo os efeitos da estiagem e das queimadas. Tenho certeza que essa nova missão será exitosa, assim como foi no Rio Grande do Sul, em que eles irão desempenhar um papel importante”, explicou.
O suporte do CBMRR incluirá o deslocamento de uma equipe especializada, equipada com viaturas e materiais operacionais. Estão sendo mobilizadas duas pick-ups com kit de combate à incêndios florestais e uma van, totalizando três viaturas. Essa operação é fundamental para garantir a proteção da biodiversidade, a segurança das populações locais e a preservação do meio ambiente.
O subcomandante-geral da corporação, coronel Gewrly Batista, destacou que a missão é uma resposta à articulação do Governo Federal juntos aos Estados do Brasil para auxiliar na resposta a emergência climática enfrentada pelo Brasil atualmente, com destaque no combate às queimadas e ao auxílio humanitário referente a forte estiagem em várias regiões, em especial no Amazonas.
“Foi solicitado o apoio de Roraima e nós estamos enviando para o Amazonas uma equipe de 10 bombeiros que vão se unir a outras forças de combate a incêndio e ajudar o nosso Estado irmão. O governador Antonio Denarium, sensibilizado com essa situação, autorizou o deslocamento. Isso é importante, tendo em vista que podemos atuar em qualquer lugar do Brasil e, como um ente federativo, podemos e devemos auxiliar a todos os Estados brasileiros quando for necessário”, frisou.
Bombeiros falam de expectativas para missão no Amazonas
O recente envio da Equipe de Resposta às Queimadas é a segunda missão externa do CBMRR em 2024. Ainda colhendo os resultados da Missão SOS Rio Grande do Sul, ocorrida em maio, que auxiliou no resgate da população atingida pelas cheias na região, a corporação envia uma nova equipe à campo, agora no Amazonas, sob o comando do capitão Cláudio Coelho, que salientou sobre os desafios no cenário devastador enfrentado em vários municípios do Estado.
“Sabemos que o cenário [no Amazonas] é devastador, pois são muitos fogos de incêndio, conforme verificamos no Painel do Fogo. São vários registros em vários municípios e vamos cumprir essa missão lá com muito profissionalismo e dedicação. De início, íamos diretamente para o município de Humaitá, mas agora foi designado outros municípios para o combate, que saberemos quando chegarmos em Manaus”, disse.
Quem também integra a equipe é o 1° sargento Rafael Oliveira, que atuará em sua primeira missão fora de Roraima em 11 anos de carreira no CBMRR. Entre os desafios a serem enfrentados por Oliveira nessa missão, a saudade da família é a maior de todas.
“Vamos para a missão deixando nossas famílias em Boa Vista com o coração apertado. A gente vai com um coração cheio de esperança para poder levar um alento para aquelas pessoas que necessitam da nossa ajuda no Amazonas da melhor maneira possível e voltar para nossas famílias em segurança”, afirmou.
Corpo de Bombeiros monitora situação em Roraima
O comandante da missão destacou ainda que, mesmo com a missão no Amazonas, toda a corporação estará monitorando diariamente a situação de queimadas em Roraima, que até o momento segue controlada. Segundo os dados do Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apenas 43 focos de calor foram registrados no mês de setembro deste ano.
“Hoje o foco principal da nossa missão é no Amazonas, mas sabemos que daqui a poucos dias ou meses, Roraima também pode sofrer com as temperaturas altas e provavelmente com incêndios florestais e temos que ficar atentos a isso também”, complementou.