Mãe com autismo relata suporte do Teamarr que garante qualidade de vida e desenvolvimento social

Presidente da ALE-RR conheceu história de Sueli Rocha durante visita ao Centro de Acolhimento e enalteceu importância do órgão para a sociedade. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALE-RR

“O Teamarr salvou as nossas vidas”, disse Sueli Rocha, de 44 anos, que é autista e mãe de dois adolescentes de 15 e 18 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

Ela contou que, após receber o diagnóstico com os filhos, tudo se esclareceu e passou a fazer sentido, e o Teamarr tem sido fundamental neste processo, uma vez que ela passou a vida inteira se sentindo mal por suas características atípicas e acompanhou o sofrimento dos filhos que desenvolveram comorbidades devido ao autismo.

Presidente Soldado Sampaio em visita ao Teamarr.

“Meus dois filhos tinham crises intensas de ansiedade e depressão. A minha filha de 18 anos estudava à distância porque não conseguia sair de casa, por exemplo. Com poucas semanas de atendimento, já notei melhora. Ela sai, vai ao cinema, passeia na praça e faz amizades”, iniciou.

Antes, os dois faziam terapia convencional, o que não ajudou a nenhum deles. Entretanto, Sueli viu no Teamarr a oportunidade de mudar essa realidade.

“Assim que inaugurou, eu os candidatei às vagas e aguardei até serem chamados. Eles fazem terapia uma vez por semana e contam que recebem o exato tratamento de que precisam. Eu só tenho a agradecer por isso”, afirmou emocionada.

O relato aconteceu durante visita do presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), à unidade. O parlamentar visitou as salas de atendimento e acompanhou a dinâmica do acolhimento às crianças e adolescentes.

Presidente da Casa recebeu placa de agradecimento da deputada Angela Águida Portella

Sampaio falou da importância de os poderes públicos darem atenção às pessoas com TEA e ressaltou que a Assembleia Legislativa assumiu essa responsabilidade por meio do Teamarr.

“Crianças, mães, famílias inteiras pedem ajuda, e vir até aqui nos deixa ainda mais sensíveis a essa causa. Precisamos, inclusive, implementar mais políticas voltadas ao atendimento a esse público”, complementou.

Na ocasião, o parlamentar recebeu uma placa de agradecimento da deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário, vinculado ao Teamarr, por ele abraçar a ideia de criar o Centro.

A presidente frisou que a unidade já se tornou referência no Estado pelo atendimento de qualidade e evolução dos atendidos.

“A importância desse trabalho é levar aos pais esse sentimento de que eles não estão sós, que estão amparados. Cada um de nós [parlamentares] assume o papel de fazer a transformação social”, disse.

Teamarr

O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) funciona na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco, em Boa Vista, e atende crianças e adolescentes com serviços nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem e assistência social.

Bruna Cássia

Veja também

Topo