A VI Mostra de Curta Literário Estudantil, promovida pelo Programa Caminhada Literária da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), começou nesta quarta-feira, 25, e segue nesta quinta-feira, 26, no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima). O evento, que reúne estudantes, professores, equipe gestora e convidados, tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e valorizar a criatividade dos alunos da rede estadual, através da produção de curtas-metragens baseados em obras literárias.
Desde a sua criação em 2008, o Programa Caminhada Literária tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da proficiência em leitura dos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, o programa oferece formação continuada aos mediadores de leitura – profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura das escolas – por meio de oficinas pedagógicas e encontros mensais.
A Mostra de Curta Literário Estudantil é a culminância de um projeto que vai além do incentivo à leitura. Segundo o chefe da Divisão de Projetos Especiais (Dipe), Leonilton Cruz, o evento promove o desenvolvimento de diversas habilidades nos alunos, como trabalho em equipe, síntese de ideias, planejamento e organização do tempo.
“É uma ação desenvolvida nas salas de leitura e bibliotecas das escolas estaduais. É um evento onde os alunos fazem uma releitura das obras literárias por meio das ferramentas tecnológicas existentes hoje, de acordo com a sua realidade”, disse o diretor.
Com o uso das tecnologias digitais cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes, o evento também busca modernizar as práticas pedagógicas, incentivando os mediadores de leitura a explorar metodologias inovadoras. Dessa forma, os curtas-metragens se tornam uma ferramenta poderosa para aproximar a literatura dos alunos, proporcionando novas vivências e aprendizado.
Estudantes se sentem estimulados pela produção de curtas
Para os estudantes da Escola Estadual Lobo D’Almada, Renan Barbosa e Mariane Santos, que participaram da produção de um dos curtas literários, a experiência foi transformadora. “Eu vejo uma oportunidade muito boa para os jovens porque é um incentivo para a cultura do Estado”, conta Renan.
Já Mariane destaca o impacto do projeto em sua relação com a literatura: “Eu era uma pessoa muito tímida e eu dei uma chance para o teatro e a atuação e gostei muito, valeu a pena e espero que venham outras oportunidades”
O evento segue nesta quinta-feira, 26, a partir das 8h, no mesmo local. Ao final, os estudantes receberão medalhas de reconhecimento, e as escolas participantes serão agraciadas com uma placa de participação.