A 3ª edição dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino é também sinônimo de inclusão. Pelo segundo ano consecutivo, modalidades paralímpicas fazem parte das competições, trazendo diversidade e promovendo a participação de alunos com deficiência. Neste ano, 59 estudantes competem em duas modalidades: bocha e corrida guiada.
De acordo com Admilson Costa, gerente de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, os Jogos Paralímpicos não apenas enriquecem o evento, mas também contribuem para o desenvolvimento do esporte adaptado, fortalecendo valores como cooperação, empatia e respeito mútuo entre os participantes.
“A inclusão é um dos pilares dos Jogos Escolares e a participação nas modalidades paralímpicas reforça esse compromisso. Ver essas crianças competindo na bocha e corrida guiada nos enche de orgulho, porque sabemos que essas atividades não só desenvolvem o esporte adaptado, mas também promovem valores essenciais como a cooperação, empatia e respeito. O esporte é para todos e essa experiência faz com que os alunos com deficiência possam se sentir valorizados, integrados e motivados a superar seus próprios limites”, explicou.
Superação como principal motivação
Fhihema Andria, de 11 anos, aluna da Escola Municipal Menino Jesus de Praga, tem deficiência visual. Pela primeira vez participa dos Jogos Paralímpicos que, segundo ela, representam a oportunidade de fazer parte do evento de forma efetiva, ou seja, competindo como os demais alunos. “Sempre foi meu sonho participar e fiquei muito feliz com a notícia de que iria correr”, disse.
Manuela Furtado, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Menino Jesus de Praga compartilha do mesmo sentimento. Ela também competiu na modalidade de corrida guiada. “Gostei muito de participar. Minha estratégia foi manter a concentração e o foco”, falou.
Sobre os Jogos Escolares
As disputas iniciaram oficialmente nesta segunda-feira, 23, na Vila Olímpica Roberto Marinho, com a promessa de uma semana intensa de disputas em diversas modalidades esportivas. O evento segue até este sábado, 28, envolvendo quase 3 mil alunos com idades entre 8 e 12 anos, matriculados nas turmas do 3º ao 6º ano. A final será às 10h, com premiação também às 15h.
Com o tema “Vivenciando os Jogos Olímpicos na Rede Municipal de Ensino de Boa Vista”, a iniciativa visa incentivar a prática esportiva e promover hábitos saudáveis entre os alunos. As competições incluem uma grande variedade de modalidades, como atletismo, corrida para alunos com deficiência visual, badminton, bocha, cabo de guerra, basquetebol, futsal, handebol, queimada, tênis de mesa e voleibol.
Participação da EJA é uma das grandes novidades deste ano
Pela primeira vez na história dos Jogos Escolares, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas urbanas, do campo e indígenas, participam do evento esportivo. Eles disputam nas seguintes modalidades: futsal, dama, dominó, tênis de mesa e voleibol. Até esta sexta, 27, as competições esportivas ocorrerão à noite, a partir das 19h.