A brincadeira é um dos principais passos para garantir o desenvolvimento saudável dos bebês. E para encerrar da melhor forma tanto a Semana do Bebê quanto a comemoração de 11 anos do programa Família Que Acolhe, ocorreu nesta quinta-feira, 26, o anúncio do 4º Bebê Prefeito e o Momento de Brincar. O objetivo é promover integração e ludicidade entre as famílias.
Foram quatro dias de atividades durante os turnos matutino e vespertino. Os profissionais envolvidos abordaram o tema “Oportunidade de interações das crianças na Capital da Primeira Infância”. Toda a comemoração foi marcada por momentos especiais, visando o fortalecimento de vínculo entre criança e família para proporcionar um desenvolvimento saudável e futuro promissor.
“Falar da primeira infância é falar de comprometimento, desenvolvimento e alegria. Nós começamos a celebrar os 11 anos de FQA na natureza para proporcionar uma conexão familiar ao ar livre. Tivemos atividades voltadas ao desenvolvimento das crianças e encerramos com muita alegria, anunciando o Bebê Prefeito e promovendo um Momento de Brincar, onde o nome já diz tudo”, disse a secretária municipal de Projetos Especiais, Andréia Neres.
Bebê Prefeito: a Prefeitura de Boa Vista valoriza a saúde e o cuidado dos pequenos
As famílias fizeram as inscrições dos bebês e a escolha foi feita por sorteio. Quem vai representar a “cidade dos bebês” é o pequeno Santiago José, de 11 meses. Angelys Carolina, de 25 anos, participa do programa há 1 ano e 4 meses. Ela afirma sentir gratidão pelo acompanhamento. O papai, Ender José, também foi prestigiar a entrega da chave.
“Ter um Bebê Prefeito em casa é sentir orgulho pelo bom trabalho que estou fazendo como mãe. O programa nos ajuda a mostrar a importância da família participar da criação do Santiago. Não perdemos os encontros e sou grata pelo apoio, pois ser mãe de primeira viagem é desafiador. O que mais gosto é que sempre tem aquele carinho junto ao aprendizado”, contou a mamãe.
Para a nomeação do Bebê Prefeito, os candidatos precisam atender critérios do Selo UNICEF (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância). Por exemplo, o bebê deve ter até 1 ano completo no dia 19 de setembro deste ano. A mãe precisa passar por 7 ou mais consultas pré-natal e estar em dia com a puericultura. Além disso, as vacinas do bebê precisam estar em dia, assim como o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida.
Entrega de kits: o FQA garante os cuidados especiais após o parto
Mensalmente, o FQA entrega dois kits para as beneficiárias gestantes de 8 meses. Um para o bebê, com fraldas, lençol, produtos para higiene e mais. Já o segundo kit é para a mãe, com pacote de absorvente pós-parto, toalha, escova de dente, creme dental e prendedor de cabelo.
Jaciara Brasil entrou no programa com cinco meses de gestação e, atualmente, está com oito. Grávida de gêmeos, a assistente de vendas recebeu os kits e aproveitou a comemoração para “matar o desejo” de algodão-doce.
“Estou muito feliz em participar do programa porque ajudou muito. São duas crianças, então os gastos são dobrados. Conheci o FQA por indicação da minha vizinha e está aprovadíssimo, tanto por ela quanto por mim”, relatou.