‘É a realização de um sonho’, diz mãe de aluna do CCJuv Pedra Pintada sobre apresentação de balé

Atividade fomenta a arte e a cultura e promove a cidadania de quem é atendido pelo CCJuv, programa permanente da ALE-RR. – Fotos: Marley Lima | SupCom/ALE-RR

O brilho no olhar de Jéssica Costa revelou o orgulho pela apresentação de dança da filha, Fernanda Yara, de seis anos. A menina está entre as 80 alunas do Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) do bairro Pedra Pintada, programa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que realizaram um espetáculo de balé em comemoração ao Dia da Bailarina, celebrado no início do mês.

Jéssica Costa e a filha Fernanda Yara.

“É a realização de um sonho! Ela faz balé aqui há três anos, e é uma emoção muito grande ver esse momento, pois o sonho de toda menina é ser bailarina. Eu não tive essa oportunidade, mas ela está tendo”, afirmou Jéssica.

A pequena Fernanda também comemorou o momento e diz sonhar ser uma grande bailarina. “Eu amo fazer balé e adoro as apresentações. Gosto muito das aulas”, contou.

A performance desta sexta-feira (27) faz parte de uma série de apresentações que ocorreram nas unidades Buritis e Senador Hélio Campos, em Boa Vista, para celebrar a dança ao longo do mês. O evento desta noite encerrou a programação.

A superintendente de Programas Especiais – setor que abrange o CCJuv –, Marília Pinto, destacou que as atividades culturais e esportivas têm um efeito transformador na vida das crianças.

“Tem sido feito um trabalho primoroso no polo Pedra Pintada, e as famílias acreditam nesta proposta. É algo muito positivo para todas essas crianças, além das lindas memórias que elas vão construindo ao longo de suas vidas, que certamente representarão muito para elas e para as famílias quando atingirem a fase adulta”, pontuou.

O coordenador do polo, Anderson Felipe.

Um dia especial!

O coordenador da unidade Pedra Pintada, Anderson Felipe, detalhou como foi a preparação para esse dia especial, que fomenta a areté, a cultura e a cidadania de quem é atendido pelo CCJuv, braço social da ALE-RR.

“Foram dois meses de trabalho para esta apresentação, que tem como intuito preparar essas meninas para irem além. Aqui é uma porta para novas oportunidades; elas podem crescer e chegar a outros estados ou até mesmo outro país, se gostarem do balé”, frisou.

A professora Isnaira Menezes foi uma das responsáveis por montar as coreografias da noite. Ao todo, foram nove apresentações de meninas entre cinco e 17 anos. Ela destaca como o acesso à arte e à cultura molda o futuro dessas crianças.

Professora Isnaira Menezes.

“Nesse período de ensaio, vimos que a dança é muito importante para a vida das bailarinas, tanto pela socialização quanto pelo projeto, que as levou a trabalhar em conjunto e, também, para a vida social delas.”, disse.

Gabriela Saraiva notou a diferença na filha, que sempre conta as horas para participar das aulas ao longo da semana. Ela acrescentou que ter uma unidade do Centro perto da sua casa faz toda a diferença.

“Ela sempre quis fazer balé, mas não tinha a oportunidade. Soube do polo perto da minha casa, o que foi essencial. Vi que era gratuito e a matriculei. Percebi que ela ficou mais centrada nas atividades, mais comunicativa e mais obediente.”, frisou.

Superintendente de Programas Especiais, Marília Pinto.

Unidade Pedra Pintada

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) do bairro Pedra Pintada está localizado na Avenida Diamante, nº 1221. A unidade oferece modalidades como futebol, balé, caratê, capoeira, jiu-jitsu e zumba, para pessoas a partir de cinco anos de idade.

Assim como nos demais polos, para se matricular é necessário ir até o local e apresentar os seguintes documentos: foto 3×4; cópia do RG ou Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do comprovante de residência; declaração escolar; e cópia do RG e CPF do responsável.

Os registros fotográficos da apresentação de balé do CCJuv polo Pedra Pintada podem ser acessados no Flickr da ALE-RR, no link https://www.flickr.com/photos/alrr/albums/.

Bruna Cássia

Veja também

Topo