Encerrada nessa sexta-feira, 27, a 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que teve a Sesau (Secretaria de Saúde) como grande apoiadora, também contou com a valiosa presença do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
Durante dois dias, gestores de saúde e entidades de vários segmentos discutiram a valorização das pessoas que consolidam o SUS (Sistema Único de Saúde) como o maior programa de inclusão social do mundo.
“Sempre é bom destacar que o nosso SUS é a maior política pública brasileira e um dos maiores projetos de inclusão social do mundo, e isso ocorre por várias razões. A primeira delas é que temos na organização do sistema, definido em lei, o papel e a responsabilidade dos conselhos de saúde e das conferências de saúde”, ressaltou o assessor Técnico do Conass, Haroldo Pontes.
De acordo com ele, a realização da primeira edição da Conferência pelo Estado é um marco histórico que faz com que todo o país passe a se integrar no apoio às demandas de saúde, tanto da população quanto dos trabalhadores que fazem o SUS.
“Nós realizamos aqui a primeira Conferência estadual relacionada a essa temática, iremos acompanhar em Brasília a 4ª Conferência Nacional. Portanto, Roraima organizar a sua primeira conferência é fundamental para continuar organizando esse sistema de saúde, para que ele possa atender às necessidades da população e assegurar aos trabalhadores e trabalhadoras o apoio em seu ambiente de trabalho, pois o SUS é feito por pessoas, e essas pessoas precisam ter boas condições de trabalho”, ressaltou.
Além de eleger os 24 delegados que vão defender as ideias do Estado na Conferência Nacional, o evento do CES/RR (Conselho Estadual de Saúde de Roraima) foi um momento de troca de experiências entre os profissionais que participaram das mesas temáticas.
Pontes também elogiou o empenho da Sesau na realização do evento.
“A realização das Conferências é de responsabilidade dos Conselhos específicos, mas eu pude observar nesses dias que a Sesau forneceu todo o apoio necessário para a realização da Conferência, desde a articulação para a estrutura, passando pela participação de sua gestora [secretária Cecília Lorenzon] em vários momentos, em especial na mesa de abertura, além da presença da secretária [de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde] do Ministério da Saúde, Isabela Cardoso”, pontuou.