E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
Desafio
• Os universitários da Amazônia têm até segunda-feira, 30, para se inscrever no Desafio Saul Benchimol e concorrer a prêmios de até R$ 20 mil.
***
• O desafio é voltado para jovens do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, que desejam propor soluções para os principais desafios socioambientais da região.
***
• A participação é gratuita, e as equipes podem ser formadas por 3 a 5 estudantes matriculados em universidades autorizadas pelo MEC. Além do prêmio em dinheiro, os participantes terão acesso a mentorias e workshops exclusivos para desenvolverem seus projetos e apresentá-los a uma banca de especialistas.As inscrições devem ser feitas até segunda-feira, pelo site oficial do desafio.
Línguas indígenas
• O VII Encontro de Professores e Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima será realizado de 16 a 18 de outubro de 2024 na UFRR.
***
• Voltado para a temática do multilinguismo e das línguas indígenas, o evento já abriu inscrições para os interessados na programação e também em atuar como monitores.
***
• O encontro contará com conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e oficinas sobre políticas linguísticas voltadas para o multilinguismo na Amazônia. Além disso, ofertará minicursos com as seguintes temáticas: Músicas Indígenas no Ensino de Línguas; Introdução ao Roteiro para Histórias Indígenas; Jamaxim Cultural: Literaturas Indígenas com as escolas e comunidades; Planejamento e metodologias para um ensino Multilingue; Línguas Indígenas na internet e uso de ferramentas digitais no ensino de línguas; e Interpretação e Tradução em Línguas Indígena.
***
• Para inscrever-se no evento basta acessar o site.
Matemática
• A UFRR também realizará a V Mostra de Vídeos Digitais e Educação Matemática, na XVIII Semana da Matemática, de 5 a 7 de novembro de 2024, no Câmpus Boa Vista.
***
• O evento tem como objetivo socializar e discutir conhecimentos e experiências sobre uso e produção de vídeos digitais, em Educação Matemática, com interações entre professores, estudantes, tecnologias e desses atores com a sociedade.
Segurança
• Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, a capital paulista receberá o COP Internacional.
***
• O maior encontro da América Latina voltado às operações policiais tem como propósito integrar forças de segurança, defesa e a sociedade civil, promovendo um espaço de diálogo e compartilhamento de soluções.
***
• O evento é acessível ao público maior de 18 anos, sendo as inscrições gratuitas para profissionais de segurança pública. Durante três dias, o COP reunirá autoridades do setor, como o Dr. Mário Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública, Camila Pintarelli, Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública, e o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que estarão entre os mais de 30 profissionais previstos para palestrar nos 2 palcos do evento. Para conhecer a programação completa de palestras e expositores do evento, acesse o site.
Corrida
• O Pátio Roraima Shopping se juntou à corrida Bemol Run – Etapa Boa Vista 2024, que será realizada em formato pocket, no dia 13 de outubro, às 6h, no Parque Anauá.
***
• O evento acontecerá pela primeira vez, será patrocinado pelo Pátio e contará com percursos de 5 e 10 quilômetros.
***
• Os participantes receberão um kit exclusivo, que inclui camisa, ecobag, viseira, número do peito, chip e medalha Finisher, a ser entregue após a prova. A entrega dos kits será realizada nos dias 11 e 12 de outubro, das 10h às 22h, na Loja Bemol Major Williams, localizada na Av. Maj. Williams, 1267, Centro, Boa Vista. Para mais informações: https://patiororaimashopping.com.br/ ou https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-bemol-run-2024-boa-vista-69446.
Voluntários
• Os incêndios florestais que assolam o Brasil causam perdas inestimáveis e potencialmente irreversíveis para a nossa biodiversidade.
***
• Apenas neste ano, no Pantanal, os incêndios atingiram 1,9 milhões de hectares, o equivalente a 12,9% do bioma. Na Amazônia, já foram 11 milhões de hectares, 2,6% do bioma. Enquanto no Cerrado, 11,7 milhões de hectares, o que representa 5,9% do bioma. Os dados são do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais, da Universidade Federal do Rio de Janeiroaté o início da segunda quinzena de setembro (18/09).
***
• Diante desse desafio, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas lança uma nova campanha de doação até 15 de outubro para os brigadistas voluntários e comunitários que estão na linha de frente do combate aos incêndios, na luta para manter nossas florestas vivas, salvar os animais e proteger as comunidades tradicionais. Acesse o link e doe agora mesmo.
Voluntários II
• A doação será encaminhada pelo IPÊ às brigadas para que elas possam adquirir os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, como uniformes especiais que podem conter até três camadas, capacete apropriado, bota específica (vulcanização em autoclave e forro acrílico com efeito antichama), balaclava, luva para alta temperatura, óculos antiembaçante e de ampla visão, realizar também capacitações para esse combate e combater os incêndios em nossas florestas com mais segurança.
***
• Além dos prejuízos para a biodiversidade, os incêndios, na maioria das vezes criminosos, têm colocado populações em risco, sejam aquelas que vivem próximas às áreas florestais ou até mesmo em zonas urbanas, causando graves problemas de saúde a todos.
***
• Além de uma série de consequências na esfera econômica, uma vez que muitas famílias perderam cultivos, criações de animais e estrutura física.
Elite
• Apenas 50 pilotos no mundo têm licença para pousar no Aeroporto Internacional de Paro, no Butão.
***
• A sua única pista de 2.265 metros é considerada uma das aterrissagens mais difíceis do mundo, segundo informações da rede CNN americana.
***
• A pista de Paro está situada a 2.250 metros de altitude entre dos picos montanhosos de cerca de 5.500 metros, o que torna o terreno complexo de navegar durante as manobras de aterrissagem. Justamente por causa desta topografia, as condições meteorológicas na área nem sempre oferecem a melhor visibilidade.
POR FALAR NISSO…
# Nesta segunda-feira, 30, éDia da Secretária, Dia da Navegação, Dia Mundial do Tradutor e Dia Nacional do Jornaleiro.
# Completam mais um ano de vida nesta segunda-feira, 30: Magno Pillon Dela Flora, a jornalista Élissan Paula Rodrigues e o empresário Marcos Antônio Defante (leia-se Boutique Gelada).
# De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima, foram registrados 4.584 acidentes em 2023, envolvendo mais de 8 mil pessoas. Os números reforçam ainda a gravidade da situação no Estado, com 165 mortes no ano passado e 79 até julho de 2024. É um acidente pior que o outro.
# Recentemente, o estudo State of the Global Workplace 2024, da Gallup, trouxe um dado alarmante: o Brasil é o quarto país com trabalhadores mais tristes e com raiva na América Latina. De acordo com a pesquisa, os índices relacionados às emoções negativas relacionadas ao trabalho chamam a atenção: 46% deles estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva.
# O casal Richard Barbosa Mendes & Simone Batista Mendes comemoraram o aniversário do chef Pitá, em Belém, na última sexta-feira, 27. Como presente para ambos, já que o nat da querida Simone Mendes será no próximo dia 6, se deram ao luxo de prestigiar o concorrido show de Caetano e Bethânia no sábado, 28, no Estádio do Mangueirão.
VIRALIZAR
• O número de apartamentos alugados que aceitam animais de estimação aumentou nos últimos cinco anos nas principais cidades brasileiras, conforme um levantamento realizado pelo Quinto Andar.
***
• Em 2019, 35% das residências alugadas abrigavam pets, percentual que subiu para 43% ao final do segundo trimestre de 2024. O crescimento foi ainda mais expressivo em cidades como Porto Alegre, onde metade dos imóveis alugados em 2024 possuem animais, frente a 37% em 2019. Os dados corroboram com números da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), que apontam um crescimento contínuo do mercado pet no Brasil.
FLOPAR
• Na contramão da importância de incluir temas voltados à proteção dos animais nas suas plataformas políticas, candidatos a cargos de prefeito e vereador nas eleições de 2024, se utilizam de carroças puxadas por animais nos atos de campanha.
***
• No final de agosto passado, um vídeo postado na rede social de um candidato a vereador do município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, também gerou revolta em protetores e defensores da causa animal.
***
• Nas imagens apareciam o atual prefeito e candidato à reeleição, Simão Durando, e participantes de um ato de campanha, pulando em uma carroça puxada por um jumento. Além do gestor municipal, o candidato a vereador Dário Mororó também aparecia em cima da carroça. A atitude dos candidatos foi criticada pelo Projeto Oxente.