Gestão do Turismo: diretor da Secult vence prêmio nacional da ABBTur

Essa é a segunda vez que o diretor é indicado ao prêmio, a primeira foi em 2022. – Foto: Ascom/Secult

O diretor Bruno Muniz de Brito, do Departamento de Turismo (Detur) da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima) foi o grande vencedor do Prêmio Nacional ABBTur Mérito & Talento 2024 na categoria Gestão Estadual de Turismo, que está em sua décima edição. Essa é a segunda vez que o diretor é indicado ao prêmio, a primeira foi em 2022.

O prêmio, promovido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur), é considerado o maior do Brasil para profissionais do turismo. O objetivo do prêmio é reconhecer, valorizar e promover turismólogos que atuam com responsabilidade, dando-lhes credibilidade e prestígio profissional.

A cerimônia de premiação ocorreu durante a 51ª ABAV Expo, que foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro na cidade de Brasília (DF). A feira é a maior feira de turismo da América Latina, organizada pela ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agentes de Viagens). A solenidade aconteceu no dia 27 de setembro, às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, Auditório Alvorada, Piso 4, Brasília/DF.

Durante sua gestão no Detur, o diretor desenvolveu estudos que impactaram a gestão do segmento em Roraima, como o Programa de Turismo em Terras Indígenas, que foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de Turismo de 2023, ocorrido no Salão Nacional de Turismo, em Brasília.

Além disso foram entregues o Plano de Retomada do Turismo no período da pandemia da Covid-19, o Inventário Estratégico da Oferta Turística e o Panorama Estadual do Turismo em Roraima, que apresentou o diagnóstico do Inventário.

Ainda foram elaborados pela equipe do Detur o Plano Estadual de Turismo, o lançamento da Hemeroteca Antônio Tourino Veras que reúne publicações de monografias, teses e dissertações sobre turismo para consulta pública, bem como as Pesquisas de Impactos Socioambiental nos eventos culturais locais, o Manual de Turismo em Terras Indígenas e o Guia de Investimentos no Turismo – Viajar é um bom Negócio.

Mais recentemente foi publicada a Pesquisa de Impacto Socioeconômico e Ambiental PISA – Recomendação Técnica Sobre Visitação Turística em Áreas Naturais de Roraima, que serviu para identificar os principais impactos ambientais sentidos por esses biomas identificando a capacidade de carga turística de cada um desses atrativos. Com isso é possível determinar o número máximo de visitantes que podem fazer as trilhas ecológicas nesses recursos naturais. Todas as publicações estão disponíveis no link.

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo