A companhia Criart Teatral esteve na última semana em Manaus (AM), onde se apresentou no renomado Festival de Teatro da Amazônia (FTA), que esse ano completou 20 anos. Com toda a sua bagagem artística e dinâmica, o grupo roraimense abrilhantou o palco com o espetáculo “Tiquim”, no Centro Cultural Barravento, com apoio da Prefeitura de Boa Vista por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC).
Em meio a mais de 270 projetos inscritos de todos os estados brasileiros, o Criart foi um dos 44 classificados para o evento promovido pela Federação de Teatro do Amazonas (FETAM). A programação segue até 13 de outubro. Para a diretora Kaline Barroso, o apoio da prefeitura e foi fundamental para a equipe representar o estado de Roraima em um dos eventos culturais mais importantes do país.
“Esse apoio nos possibilitou levar, além do elenco que compõem o espetáculo, também outros integrantes do grupo para que participassem desse momento de troca de experiências e reencontros. Somos gratos por fazer parte dessa jornada. Que venham mais 20 anos de teatro e emoção”, destacou.
Kaline ressaltou ainda que participar do festival, especialmente nesta edição que celebra 20 anos, foi uma experiência emocionante e inesquecível. Isso porque a companhia se apresenta no evento desde 2005, ocasião da 2ª edição, o que dá um toque a mais de nostalgia e gratidão.
“É um momento de celebração da arte e da cultura amazônica, que nos inspira e nos transforma. Ver como o festival cresceu e se consolidou ao longo dos anos é uma prova do poder do teatro e da paixão que todos nós temos por essa arte”, afirmou a artista.
O espetáculo
Com elenco composto por Kamylly Lima (Palhaça Dona jura), Diogo Silva Santos (Palhaço Trambolho), Sulivan Barros (Palhaço Chuvisco), Nathana Lindey (Palhaça Caramela) e Kárisse Blos (Palhaça Mulica), “Tiquim” é um espetáculo leve, divertido e tocante, que relembra ao público o verdadeiro valor do circo: um lugar onde a alegria e a esperança sempre encontram um lar. Na trilha sonora, Diel Cunha (Palhaço Canjica) e Silvandro Barros (Palhaço Sidó), complementam a obra.
A história se desenrola em uma típica praça da cidade, onde um pipoqueiro e um artista de rua presenciam as palhaças Mulica, Caramela e Dona Jura aguardando ansiosamente um encontro com o palhaço Trambolho. O que inicialmente parece ser um encontro romântico rapidamente se transforma em uma sequência hilária de confusões.
Trambolho, em meio a uma profunda crise existencial, revela seu desejo de abandonar a vida de palhaço. Determinadas a reacender a chama da Palhaçaria em seu amigo, as personagens utilizam números clássicos de circo e situações cômicas para convencê-lo a continuar contando com a ajuda do palhaço Chuvisco.
O espetáculo ganha ainda mais vida quando os palhaços se unem para uma missão especial: formar o “Circo Giramundo”, um circo itinerante que levará alegria por onde passar. Assim, “Tiquim” convida o público a embarcar em uma jornada repleta de humor, amizade e lições valiosas, destacando a importância do riso e da união em tempos de adversidade.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro
Kaline Barroso
Consultoria Dramatúrgica
Ana Marceliano
Elenco
Palhaça Dona jura – Kamylly Lima
Palhaço Trambolho – Diogo Silva Santos
Palhaço Chuvisco – Sulivan Barros –
Palhaça Caramela – Nathana Lindey
Palhaça Mulica – Kárisse Blos
Trilha Sonora
Palhaço Sidó – Silvandro Barros (Percussão e Violão)
Palhaço Canjica – Diel Cunha (Teclado e Violão)
Contrarregras /Produção
Elivelton
Anne Louise
João Henrique
Iluminação
Baronso Lucena