Movceu: Roraima recebe veículo adaptado para ações culturais em comunidades e vilas do Estado

Van conta com biblioteca, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas. – Fotos: Rebeca Bastos

O governador Antonio Denarium realizou nesta quinta-feira, 3, a entrega oficial do MovCEU para a Secult (Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima). O equipamento é um veículo adaptado que tem como objetivo desenvolver ações culturais em comunidades do Estado.

A aquisição foi possível graças a uma seleção realizada pelo Ministério da Cultura, que promete proporcionar maior acesso à cultura, levando iniciativas artísticas e educativas para várias regiões do Estado.

A van conta com biblioteca, estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural. O objetivo é alcançar pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios afastados dos centros urbanos ou em áreas periféricas dos centros.

O governador Antonio Denarium disse que o MovCEU vai beneficiar as comunidades indígenas e as vilas mais distantes, levando a cultura em forma de música, cinema e entretenimento para as populações que não tem tanto acesso a apresentações e a bens culturais. “O veículo vai chegar às pequenas cidades, assentamentos e comunidades indígenas e tradicionais proporcionando maior acesso à cultura e arte”, afirmou o governador.

Para a representante do Ministério da Cultura em Roraima, Flávia Bezerra, o MovCEU é a concretização de uma das metas do Governo Federal, que é garantir a democratização ao acesso à cultura.

“Muitas vezes um município, um território, uma comunidade não têm um equipamento para usufruir do acesso à cultura e o MovCEU chega com toda essa tecnologia para que as pessoas tenham acesso aos produtos culturais, promovendo especialmente a produção dos artistas e fazedores culturais de Roraima”, disse Flávia.

As ações do MovCEU ficarão sob a coordenação da Biblioteca Pública de Roraima, que já possui uma série de ações programadas para acontecer até o mês de dezembro na capital e em comunidades indígenas.

Segundo a diretora da biblioteca, Kátia Drummond, o equipamento vai beneficiar os locais que possuem dificuldade de acesso à cultura, às tecnologias, à leitura em Roraima. “O MovCEU vai alcançar as populações mais vulneráveis e os bairros carentes da capital, facilitando o acesso aos bens culturais a todas as pessoas”, frisou a diretora.

Confira a programação do MovCeu:

Outubro: Caravana Literária na Comunidade indígena do Canauanin, com atividades lúdicas, literárias e culturais.

Novembro: Caravana Literária nas feiras para oferecer às crianças filhas dos feirantes uma manhã de sábado literária cultural, com atividades diversas

Dezembro: Caravana Literária na Casa Amarela do Cidadão, com atividades para comunidade do bairro Senador Hélio Campos e regiões vizinhas.

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo