Vamos Juntos Caminhar: Colégio Vitória Mota Cruz promove visibilidade de PCDs com projeto de inclusão

Culminância incluirá apresentações de teatro, leitura de poesia, cordel, exposições e músicas sobre amizade, envolvendo alunos e professores. – Foto: Ascom/Seed

O CEM (Colégio Estadual Militarizado) Vitória Mota Cruz, localizado no bairro Paraviana em Boa Vista, promoverá na quarta-feira, 9, a culminância do Projeto Vamos Juntos Caminhar. A ação integra as ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi celebrado no dia 21 de setembro.

Idealizado pelas professoras Ivanete Cunha e Maria Helena Andrade, o projeto é desenvolvido durante todo o ano visando dar voz e visibilidade à comunidade de PCDs (pessoas com deficiência) da escola, promovendo atividades inclusivas e conscientizando alunos, pais e funcionários sobre a importância de acolher as diferenças.

O objetivo central do projeto é demonstrar que cada indivíduo, independentemente de suas limitações, tem potencial, dignidade e merece respeito e valorização por parte de toda a sociedade. A culminância incluirá apresentações de teatro, leitura de poesia, cordel, exposições e músicas sobre amizade, envolvendo alunos e professores.

Parceria inclusiva

A professora Maria Helena Andrade, uma das organizadoras do evento, explicou que a importância do projeto está em mostrar a todos os alunos e sensibilizar os que não têm deficiência sobre a necessidade de aceitar o outro que é diferente.

“Esse projeto não se limita apenas à inclusão de pessoas com deficiência, mas também abrange alunos estrangeiros, como os que vieram da Venezuela, que muitas vezes enfrentam dificuldades de adaptação, seja pela barreira da língua ou pela exclusão dentro da sala de aula. A escola tem como missão acolher todos”, frisou.

Perspectiva do estudante

A aluna do sexto ano do Colégio Vitória Mota Cruz, Grécia Yraima, compartilhou a experiência que teve ao participar do projeto. Sendo estrangeira, ela refletiu sobre a própria adaptação à escola e a importância de se cultivar boas amizades.

“Eu cheguei ao Brasil muito nova e fui bem acolhida. Nunca tive problemas de discriminação por ser estrangeira. Agora, no projeto, vou participar de uma apresentação de música com minhas colegas, e a canção fala sobre a amizade. Para mim, um amigo é alguém que está ao nosso lado nos momentos bons e ruins, e aqui na escola eu encontrei amigas que me apoiam sempre”, declarou.

Layse Menezes

Veja também

Topo