Outubro Rosa: Sesau realiza programação temática junto a pacientes da Maternidade

Serão realizadas ações de cunho educativos tanto para as pacientes e acompanhantes, quanto para as servidoras. – Fotos: Ascom/Sesau

Em celebração ao Outubro Rosa, campanha voltada para a sensibilização de mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero, a Sesau realiza uma série de ações ao longo deste mês.

Nesta semana será realizada uma ação no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, principal referência no cuidado de gestantes e recém-nascidos, situado no bairro São Francisco, na zona Norte de Boa Vista.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Divulgação da unidade, Raissa Sampaio, serão realizadas ações de cunho educativos tanto para as pacientes e acompanhantes, quanto para as servidoras.

“Essas ações serão realizadas in loco, em parceria com as instituições de ensino e também iremos realizar uma palestra para os servidores nessa temática. Além de uma ação de autocuidado incentivando que a mulher se lembre de cuidar da sua saúde e de olhar para si”, destacou.

Sobre a campanha

Iniciado nos anos 90 como um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e do câncer do útero, o Outubro Rosa tem como proposta esclarecer as pessoas sobre a importância da prevenção precoce, além de assegurar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade de mulheres.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Já o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, e o terceiro tumor mais incidente na população feminina no Brasil, com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Uma boa alimentação, aliada a prática de exercícios e os cuidados com a ingestão de bebida alcoólica ajudam a reduzir os fatores de riscos para o desenvolvimento do câncer de mama; enquanto a diminuição do risco de contágio HPV (Papilomavírus Humano) e a arma ideal para impedir o aparecimento do câncer de útero.

Confira a programação:

10/10 – Blitz educativa, orientações para prevenção do câncer de mama.

Local: Enfermaria da Ala das Rosas, Girassóis e Margaridas.

15/10 – Palestra “A importância da prevenção do câncer de mama.

Local: Auditório do HMI

17/10 – Blitz educativa, orientações para prevenção do câncer de mama.

Local: Enfermaria da Ala das Rosas, Girassóis e Margaridas.

21/10 – Blitz educativa, orientações para prevenção do câncer de mama.

Local: Enfermaria da Ala das Rosas, Girassóis e Margaridas.

31/10 – Blitz educativa, orientações para prevenção do câncer de mama.

Local: Enfermaria da Ala das Rosas, Girassóis e Margaridas.

Suyanne Sá

Veja também

Topo