Na manhã desta terça-feira, 8, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, de forma simbólica, três moções de aplauso, propostas pelo presidente do Poder Legislativo, Soldado Sampaio (Republicanos). As homenagens destacam conquistas significativas e ações heroicas que fortalecem o compromisso com a educação e a segurança pública no estado.
A primeira moção, nº 38, celebra os 35 anos de criação da Universidade Federal de Roraima (UFRR), completados em 8 de setembro. A instituição, que tem sido fundamental para o desenvolvimento educacional e social da região, recebeu reconhecimento, de acordo com o proponente, “pela sua contribuição à formação de profissionais qualificados e promovendo pesquisas que impactam positivamente a comunidade”, justificou Soldado Sampaio.
Policiais militares
As outras duas moções, de nº 39 e nº 40, homenageiam policiais militares que, em ações distintas, demonstraram dedicação e empatia. A moção 39 é direcionada aos policiais – 3º SGT PM Felipe Aires Campos, SD PM Mario Ferreira Barbosa, SD PM Ana Karolina Mourão dos Santos, e SD PM Halison da Silva Portela – que surpreenderam o pequeno David Noah Braga Monteiro, de apenas 4 anos, em seu aniversário.
A visita foi uma ação de carinho e de aproximação entre a polícia e a comunidade, que visou inspirar a nova geração a valorizar a segurança pública.
Já a nº40 reconhece a coragem e a rápida atuação do 1º Sargento PM Jean de Matos Galvão, Cabo PM Fernando dos Santos Silva, Soldado PM Lucas Silva de Oliveira e Soldado PM Kelvyn Jordan Pereira de Oliveira que, durante uma abordagem, salvaram a vida de uma adolescente que estava em uma situação crítica na ponte dos Macuxis.
“Essa ação não só evitou uma tragédia, mas também reafirmou a importância da presença policial como um suporte essencial na vida da comunidade”, garantiu Soldado Sampaio.
Moções
É a proposição na qual Assembleia Legislativa se manifesta sobre determinado assunto, apelando, aplaudindo ou protestando.