Crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), participaram de uma atividade ao ar livre, nesta terça-feira, 8, com o intuito de desenvolver habilidades sociais e emocionais.
Brincadeiras com bola, conversação e um piquenique foram algumas das ações que os beneficiários do programa da ALE-RR puderam realizar no gramado da praça Jorge Manoel da Silva, popularmente conhecido como Mirandinha. A ideia é realizar as terapias ou atividades sociais em lugares diferentes do consultório, proporcionando também momentos de lazer.
Além dos beneficiários diretos, familiares também participaram do momento de diversão, como é o caso da pedagoga Ana Paula Pereira. Mãe da Lawanna, de 12 anos, ela afirma que a filha está há pouco mais de dois meses no Teamarr e, que ainda sim, já notou uma diferença na habilidade social da garota.
“A minha filha não queria socializar com as outras crianças, geralmente ela ficava mais no canto dela. Porém, com o Teamarr, ela está começando a desenvolver esse entrosamento com as outras pessoas. Por isso, esse encontro ao ar livre é muito importante para interação e está ajudando-a até mesmo nas atividades escolares”, informou Ana Paula.
A atividade faz parte do grupo de habilidades sociais desenvolvido pelo Teamarr. A psicóloga da instituição, Erefica Santos, é uma das responsáveis pela atividade e destacou como essas brincadeiras estimulam as relações entre família e amigos.
“A nossa ideia é deixá-los mais livres, sem regras rígidas, para que eles fiquem à vontade. O foco é interação social, com grupos de 9 a 17 anos, promovendo participação e contato com outras crianças, adolescentes e também com os familiares”, declarou a psicóloga.
A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o Teamarr é vinculado, acompanhou mais essa dinâmica social com beneficiários e familiares. Ela ressaltou como essas ações são essenciais para desenvolver a habilidade de interação dos autistas.
“Queremos que as pessoas compreendam que a interação social entre os autistas é uma necessidade, mas também um grande desafio. A promoção de oportunidade tem um significado muito grande e, por isso, é que surgiu essa grande ideia das nossas servidoras de trazer nossos beneficiários para um ambiente externo para que eles possam desenvolver essas habilidades de uma forma bem criativa”, frisou a parlamentar.
O passeio livre do Teamarr ocorrerá também amanhã (09), com crianças da faixa etária de nove a dez anos de idade; e quinta-feira (10), com pré-adolescentes de 11 a 13 anos.
No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos da oficina, acessados por meio do link.
O programa
O Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), realiza terapias e faz encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde.
O atendimento varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, porém as terapias realizadas na instituição incluem nutricionista, fonoaudiólogo, psicóloga, neuropsicóloga, educador físico, assistente social, consultoria jurídica, bem como realiza-se terapias com adultos e pais.
Os interessados pelos serviços gratuitos do programa podem procurar a nova sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.