Uma comitiva do Governo do Rupununi, na Guiana, visitou Roraima nesta quarta-feira, 9, em um intercâmbio promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação). Durante o encontro, eles conheceram propriedades rurais e industriais, avaliando de perto o funcionamento e os resultados obtidos pelos agricultores locais.
Na Hortaria 2B, do produtor Remi Brill, a comitiva conheceu de perto um sistema de produção de hortifruti desenvolvido em estufas utilizando a tecnologia de hidroponia, uma técnica de cultivo de plantas que não utiliza solo, mas uma solução nutritiva em água.
De acordo com o governador Bryan Allicock, a produção agrícola no Rupununi está em busca de soluções práticas para o desenvolvimento sustentável. “Ainda estamos explorando novas formas de produzir de maneira mais eficiente e ágil nas atividades do campo. Nesse sentido, temos estudado técnicas em parceria com o Governo de Roraima, que já implementa uma organização sustentável bem estruturada”, afirmou.
O cônsul-geral da Guiana, Rodger King, avaliou o intercâmbio de forma positiva. “Em consonância com as diretrizes do presidente Irfaan Ali, estamos explorando soluções inteligentes para fortalecer a agricultura em toda a Guiana, introduzindo sistemas capazes de garantir uma produção altamente eficiente e segura. Nesse contexto, temos observado em Roraima a implementação de novas tecnologias que visam não apenas promover a segurança alimentar no país, mas também atender às necessidades do Caribe”, comentou.
O coordenador técnico da Seadi, Eduardo Oestreicher, destacou a iniciativa do consulado guianense em buscar replicar as boas práticas de organização e infraestrutura adotadas pelo Governo de Roraima, contribuindo para o crescimento econômico do Estado.
“Este foi mais um dia de campo extremamente produtivo, proporcionando à comitiva a oportunidade de observar de perto cada etapa do processo de produção. E impressionados com o que viram, eles já confirmaram uma nova visita para novembro, que coincidirá com a Rupununi Expo. Para essa ocasião, está sendo planejada uma programação especial com dois dias de campo, visando fortalecer ainda mais essa colaboração”, ressaltou.
Victor Gomes, da divisão de Atração de Investimentos, ligada à Coordenação de Projetos Estratégicos da Seadi, ressaltou que a conexão entre os produtores de Roraima e da Região Nove, na Guiana, é vista com grande potencial para a consolidação de parcerias duradouras no comércio internacional. “Sabemos o que pode ser aprimorado, pois temos vasta experiência na produção local e estamos focados em articular boas práticas agrícolas”, concluiu.
A comitiva que esteve em Roraima contou com a presença do governador de Rupununi, do cônsul da Guiana, além do secretário de agricultura de Rupununi, equipe técnica, empresários e demais autoridades regionais.