A Seed (Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Roraima) realizou nesta sexta-feira, 18, mais uma edição da Feira de Profissões Viva Estácio, com a expectativa de receber cerca de 3 mil estudantes do ensino médio, a grande maioria da rede estadual de ensino. O evento foi realizado em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia.
A feira ofereceu uma programação diversificada, incluindo oficinas práticas, exposições, teste vocacional e balcão de empregos, com o objetivo de aproximar os jovens das diversas áreas profissionais e ajudá-los na escolha de suas futuras carreiras.
A logística do evento, que envolve o transporte de alunos das escolas estaduais, foi coordenada pela Seed. O secretário adjunto de gestão do sistema educacional, Marcelo Freitas, ressaltou a importância da ação para os estudantes.
“Hoje é um dia muito importante para esses estudantes. Estamos em parceria com a Estácio mostrando algumas possibilidades e apresentando uma equipe de profissionais que eles podem seguir como exemplo. Estimamos que mais de 3 mil alunos participem do evento, que acontece durante todo o dia, de manhã até à tarde. A Secretaria de Educação organizou uma logística eficiente, mobilizando vários ônibus e servidores para buscar os alunos nas escolas e trazê-los à faculdade, oferecendo-lhes essa experiência única”, disse.
A feira também conta com um teste vocacional, aplicado durante todo o dia, desenvolvido para ajudar os estudantes a identificarem suas habilidades e preferências profissionais.
Os estudantes, entusiasmados com as oportunidades apresentadas, aproveitaram cada oficina e espaço de interação. Micaelly Nascimento Silva, aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt, disse que já decidiu qual profissão seguir. Ela escolheu medicina veterinária e disse que a Feira é uma ótima oportunidade para decidir por uma carreira.
“É muito legal e interessante, com a variedade de cursos oferecidos, o impacto de aprender é significativo, não é? Além disso, como vocês podem ver, há também um pouco de diversão. Está ótimo!”, complementou.
Seed leva Laboratório de Criatividade da Educação Básica para Feira
A Seed também estava na Feira das Profissões Viva Estácio com oficinas do Laboratório de Criatividade da Educação Básica (Labcrie) para incentivar os estudantes a escolherem profissões com viés tecnológico e interativo.
“Sem dúvida, é uma oportunidade de estarmos aqui, apresentando o LabCrie e o trabalho que realizamos. Utilizamos metodologias ativas e trabalhamos com ferramentas tecnológicas na educação, como recursos educacionais digitais. Hoje, estamos focados principalmente em robótica e gamificação, que são duas ferramentas úteis para o aluno em seu dia a dia”, disse o gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Seed, Samuel Castro.
Com uma programação rica e diversificada, a Feira de Profissões Viva Estácio ocorreu ao longo do dia, oferecendo oportunidades únicas para os estudantes explorarem diferentes áreas de interesse e se conectarem com possíveis empregadores.