Merenda servida nas escolas municipais de Boa Vista é sinônimo de sabor e qualidade

Cardápios contem nutrientes necessários para a saúde e bem-estar dos 54 mil alunos atendidos nas creches, pré escolas, ensino fundamental e EJA. -Fotos: Semuc/PMBV

Garantir uma alimentação saudável aos alunos da rede municipal de ensino é uma prioridade da Prefeitura de Boa Vista. Neste Dia Nacional da Alimentação Escolar, a gestão reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar dos mais de 54 mil alunos atendidos nas creches, pré escolas, ensino fundamental e EJA.

Com cardápios cuidadosamente elaborados por uma equipe de nutricionistas, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a merenda escolar da capital se destaca por sua qualidade, diversidade e atenção às necessidades nutricionais dos estudantes das 143 unidades que integram a rede municipal de ensino, incluindo o Centro de Autismo e Centro Integrado de Educação Especial.

Os cardápios são separados por modalidade de ensino. Essa divisão tem o intuito de adequar a merenda escolar de acordo com a frequência de atendimento nutricional definida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo é garantir uma alimentação adequada para cada faixa etária e contexto escolar, ao mesmo tempo em que se promove saúde e hábitos saudáveis.

“Nas escolas indígenas e do campo, a prefeitura oferece café da manhã e o peixe está presente no cardápio com mais frequência. Já nas creches, em que as crianças ficam em período integral, são servidas quatro refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde)”, explicou Isabel Martins Pereira, gerente de nutrição da SMEC.

Uma Parceria de Sucesso

Além de cuidar da alimentação dos alunos, a Prefeitura de Boa Vista também fomenta a agricultura familiar. Até agosto de 2024, as escolas receberam 604.825 kg de alimentos, dos quais 49% foram hortifrúti frescos, distribuídos por cooperativas locais. Essa iniciativa, além de garantir uma merenda de alto valor nutricional, fortalece a economia da zona rural e valoriza tradições alimentares locais.

O prefeito Arthur Henrique ressalta a importância dessa parceria. “Ao comprar da agricultura familiar, garantimos não apenas alimentos frescos e de qualidade para os alunos, mas também ajudamos a gerar emprego e renda no campo, além de contribuir para o crescimento, aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes”, disse.

Profissionais Capacitados

Por trás de cada refeição servida nas escolas, estão as 376 merendeiras que participam de capacitações para aperfeiçoar as práticas de preparo e aproveitamento dos alimentos ao longo do ano. Esse treinamento contínuo reflete o cuidado da gestão com a formação desses profissionais, fundamentais para o dia a dia escolar.

Cardápios diversificados e saborosos

A variedade e o sabor são marcas registradas da alimentação escolar de Boa Vista. São mais de 10 combinações diferentes de lanche/almoço com paçoca nutritiva (charque, beterraba, cenoura e couve); sopa macuxi; arroz com milho, feijão-preto, bife ao molho e purê de batatas; risoto colorido de frango; salada colorida, almôndegas assadas, arroz, feijão-fradinho e laranja.

Os cardápios também incluem peixe ao molho, baião de dois e salada colorida; macarronada de carne moída com tomate e orégano; salada de frutas com iogurte e aveia; vitamina de frutas e “Bolo do Hulk” (à base de couve) com suco. Já o café da manhã dispõe de tapioca com queijo; cuscuz com ovo e mingau de banana com tapioca.

Veja também

Topo