A 3ª Semana de Inovação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) teve um dos momentos mais esperados nessa quinta-feira, 24 de outubro, com a entrega dos prêmios aos vencedores da 3ª edição do Prêmio de Inovação. O evento, que buscou incentivar a criatividade e a inovação no Judiciário, premiou os três melhores projetos desenvolvidos por servidores, magistrados e, pela primeira vez, por público externo.
A premiação máxima foi para a equipe Arauto, com o Projeto Integrador Assíncrono de aplicações, serviços e pessoas, desenvolvido por servidores do TJRR. A iniciativa, inscrita na categoria Tecnologia da Informação, propôs uma plataforma inovadora de integração de dados, destinada a simplificar a comunicação entre os diversos sistemas do Judiciário.
Segundo Paulo Adriano, a iniciativa surgiu da identificação de uma necessidade de interligação de sistemas que não se comunicam adequadamente, trazendo uma solução eficiente para a melhoria dos processos de comunicação interna.
O segundo lugar ficou com a equipe da Coordenadoria de Violência Doméstica (CEVID), com o Projeto “Fala Maria”, criado por magistrada e servidores da Coordenadoria de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A iniciativa, inscrita na categoria Combate à Violência Doméstica, propõe um aplicativo para smartphones, oferecendo suporte integral e multidisciplinar a mulheres em situação de violência doméstica, por meio de uma plataforma intuitiva e segura.
A terceira colocação foi conquistada pelo público externo, com a equipe ConectaJúri, tendo como iniciativa um Software de comunicação anônima para o Tribunal do Júri. O projeto, inscrito na categoria Justiça e Cidadania, visa garantir o anonimato e a segurança dos jurados ao enviar perguntas durante as sessões de julgamento, resolvendo uma questão crítica identificada em diversos tribunais, onde jurados muitas vezes se sentem inseguros para se manifestar.
Os vencedores foram agraciados com troféus e prêmios: para o terceiro lugar foram dispositivos de assistência virtual, para o segundo lugar tablets e os primeiros colocados ganharam notebooks. As equipes vencedoras receberam, ainda, uma mentoria especial com o professor Marcelo Pimenta no Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.
O presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento, ressaltou a importância de iniciativas como essa para a melhoria da prestação de serviços à população e o incentivo à participação de servidores e da sociedade no processo de inovação. “A inovação, a criatividade é tudo. O Tribunal promove e incentiva ideias que melhoram a prestação de nosso serviço, valorizando os servidores e garantindo o melhor atendimento à população”, afirmou.
A 3ª Semana de Inovação do TJRR incluiu também palestras, apresentações e outras atividades voltadas para o desenvolvimento de uma cultura inovadora. A coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação, Janaine Voltolini, destacou que a inovação vai além da tecnologia, envolvendo também o aprimoramento de processos e a entrega de valor à sociedade.
Além da premiação, o público participou de palestras ministradas por Marcelo Pimenta, que abordou os temas “Inovação Descomplicada” e “Criatividade que Gera Inovação”, incentivando os servidores a continuarem buscando soluções inovadoras.