Nesta sexta-feira, 25, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) participou da V Assembleia Regional Unificada das Lideranças do Alto Cauamé, realizada na comunidade indígena Sucuba, em Alto Alegre.
A Região Alto Cauamé abrange quatro escolas estaduais indígenas das comunidades Sucuba, Marapuá, Raimundão I e Raimundão II. Na Assembleia, foram abordados avanços e desafios da educação indígena no Estado.
O evento contou com a presença dos secretários adjuntos da Educação Básica, Raimunda Oliveira Rodrigues, e do Sistema Educacional, Marcelo Freitas, além do diretor do Deei (Departamento de Educação Escolar Indígena), Leonardo Pereira.
Os representantes da Secretaria responderam a questionamentos da comunidade e apresentaram novos investimentos planejados para 2025.
Investimentos e novas contratações para 2025
O diretor do Deei, Leonardo Pereira, destacou o compromisso do Governo de Roraima em fortalecer a educação indígena, especialmente por meio da realização do concurso público diferenciado para professores indígenas.
Já foram empossados 758 professores mediante quatro convocações, mas algumas vagas imediatas ainda não foram preenchidas.
“Das mil vagas ofertadas, 758 foram ocupadas. Muitos candidatos, no entanto, não estavam aptos para tomar posse e, mesmo com uma nova convocação, ainda há vagas a serem preenchidas. Vamos continuar trabalhando para suprir essa demanda e garantir que cada escola indígena tenha o quadro completo de docentes para atender os alunos”, disse Leonardo.
Pereira também anunciou que já foi realizado um levantamento das necessidades para 2025 e que um novo processo seletivo será lançado com o objetivo de completar o quadro de professores nas comunidades indígenas, assegurando que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.
Reunião com gestores indígenas: fortalecimento da gestão escolar
A secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Oliveira Rodrigues, enfatizou que a Secretaria promoverá uma importante reunião com gestores indígenas no próximo dia 1º de novembro. O encontro reunirá 100 gestores de escolas estaduais indígenas.
“Nós vamos discutir o que a Secretaria de Educação tem para oferecer para a escola, abordando questões administrativas e pedagógicas para o bom funcionamento da rotina escolar”, disse a secretária.
Esse encontro tem como objetivo repassar informações e orientações para assegurar que os recursos financeiros sejam utilizados adequadamente, além de fortalecer a gestão escolar e aprimorar a formação pedagógica dos educadores.
Tecnologia e conectividade para as escolas indígenas
O secretário adjunto, Marcelo Freitas, anunciou uma importante medida de inclusão digital para as escolas indígenas: a instalação de antenas de internet via satélite em todas as unidades. O processo de aquisição das antenas já está em fase avançada e deve ser concluído até o final de 2024, com previsão de entrega no início de 2025.
“O processo administrativo para contratação já foi iniciado e está numa fase bem avançada. Já estamos trabalhando na parte orçamentária e financeira para ver os custos, os levantamentos, quantas antenas, quantos pontos de internet vamos precisar, mas já estamos praticamente terminando esse levantamento. Até o final do ano devemos finalizar o contrato para que, no início de 2025, já tenha essa conectividade nas escolas”, informou.
Essa iniciativa pretende garantir que todos os alunos indígenas tenham acesso à internet, ampliando as oportunidades de aprendizagem e o acesso a recursos digitais.
Transporte e fardamento escolar em dia
A comunidade presente na assembleia também destacou que o transporte escolar no Alto Cauamé está regular e em pleno funcionamento, garantindo que os alunos indígenas possam chegar às escolas com segurança e pontualidade.
Além disso, o Governo do Estado já finalizou o levantamento dos tamanhos necessários para a confecção de camisetas, bermudas e calças, que comporão os novos kits de fardamento escolar. O processo está em andamento e em breve o Governo de Roraima distribuirá o fardamento escolar reforçando o compromisso com a igualdade e identidade dos estudantes indígenas.