Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

A coluna é dedicada a querida Dalva Mota que apaga velinhas do bolo de aniversário no domingo, 3/11. Na foto, com o seu amado Heribert Schmitz. – Foto: Acervo Pessoal

Arte roraimense

• Obras de Joseca Mokahesi Yanomamie do saudoso Jaider Esbell são parte da exposição “Dancing WithAll: The Ecology of Empathy”, que inaugura neste sábado, 2/11, no 21st Century Museum of Contemporary Art, em Kanazawa, no Japão.
***
• Com curadoria de Yuko Hasegawa, Jin Motohashi, Ayumi Ikeda e cocuradoria de Emanuele Coccia, a “exposição apresenta uma teoria ecológica abrangente com capacidade de levar em conta a sociedade e a psique. Em colaboração com cientistas, filósofos e outros pesquisadores que compartilham a mesma perspectiva, a exposição apresenta uma série de conteúdos especializados imbuídos de sensibilidade, transmitindo-os aos espectadores como uma forma de aprendizagem sensorial”.

O primeiro

• O acadêmico Genivaldo Krepuna Yanomami, nasceu na região do Papiu, na Terra Yanomami e é morador da comunidade Tihinaki.
***
• Foi um dos professores formado pelo Magistério Yarapiari, projeto desenvolvido pela Comissão Pró-Yanomami (CCPY), respondendo a um pedido da liderança Davi Kopenawa, para que formasse os jovens yanomami a fim de que pudessem defender os direitos e a terra yanomami.
***
• Nesta quinta-feira, 31, aos 39 anos, Genivaldo Krepuna, aluno do curso de Licenciatura Intercultural do Instituto de Formação Superior Indígena, se torna o primeiro Yanomami formado pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígenada Universidade Federal de Roraima – UFRR, servindo de exemplo e esperança para que cada vez mais os Yanomami possam acessar o Ensino Superior e através da educação pública, gratuita e de qualidade lidar com os desafios e os dilemas que enfrentam atualmente.

Modernismo

• Uma exposição que se chama “Tarsila do Amaral: Pintar o Brasil Moderno” está em cartaz no Museu do Luxemburgo, um dos mais importantes de Paris.
***
• Tarsila, que nasceu em 1886 e morreu em 1973, não precisa da validação europeia para que sua importância na arte moderna seja reconhecida, mas uma retrospectiva parisiense é mais um sinal da sua valorização crescente.
***
• Em leilões, os lances por suas obras são cada vez maiores, e a badalada exposição no Moma, de Nova York, em 2018, são alguns dos indícios da valorização do legado de Tarsila. Junto com a Anita Malfatti, Tarsila foi uma das principais artistas do modernismo brasileiro.

Lançamento

• A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Empreendedorismo de Amazônia (ITEAM) lançou na última segunda-feira, 28, dois cursos gratuitos de pós-graduação em empreendedorismo, com um total de 60 vagas, sendo 30 destinadas ao MBA em Empreendedorismo Inovador no Agronegócio e outras 30 ao MBA em Gestão de Negócios e Empreendedorismo.
***
• As inscrições iniciaram no dia 28 e seguem até o dia 5 de novembro.
***
• Devem ser feitas de forma totalmente virtual, por meio do site oficial do ITEAM, www.iteam.org.br. Por lá também é possível obter mais informações sobre os cursos por meio dos editais a serem publicados. O resultado dos candidatos selecionados será divulgado na própria página, no dia 7 de novembro.

Prorrogação

• Interessados em inscrever produções artísticas no 4º Concurso de Arte de Cultura do Instituto Federal de Roraima (IFRR) agora têm até o dia 4 de novembro, conforme a retificação do edital.
***
• Este ano, o evento traz como temática “Arte e cultura em tempos de emergência climática”.
***
• Quem tiver interesse em participar pode submeter obras de literatura (crônica/poema), de artes visuais (desenho/pintura/fotografia), de artes cênicas (teatro/dança) e de música. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria e tipo de público. Os prêmios variam de R$ 100 a R$ 440.

Utilidade pública

• A Associação dos Artistas Independentes de Roraima (Assai-RR) foi declarada de utilidade pública pela ALE-RR, na manhã da última terça-feira, 29, com a aprovação simbólica do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 59/2024.
***
• A entidade sem fins lucrativos, de natureza não governamental, foi criada em 2021 em Boa Vista com a finalidade de congregar artistas, promover e implantar ações para fortalecer a classe artística e o setor cultural regional.
***
• Com a declaração, a instituição poderá receber auxílios financeiros do Poder Público, celebrar convênios com órgãos públicos estaduais para implementação de projetos, ter isenções fiscais, conforme legislação específica, entre outros benefícios.

Corrida

• O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), em parceria com Associação dos Membros, Sindicato e a Associação dos Servidores do MPRR, iniciaram na última terça-feira, 29, inscrições para a 3ª Corrida do MPRR – 33 anos: proteção ao cidadão é o que nos move!
***
• A corrida é comemorativa e tem o objetivo de promover qualidade de vida por meio da prática esportiva. A prova será realizada em duas modalidades: kids (02 a 12 anos), que será realizada no dia 22 de fevereiro, a partir das 17h. Já a corrida principal de 5km, terá início às 7h do dia 23 de fevereiro (domingo). As largadas ocorrerão em frente à sede do MPRR, localizada na avenida Santos Dumont, 710 – São Pedro.
***
• As inscrições poderão ser realizadas pelo site institucional até o dia 20 de dezembro ou até atingir o limite de 700 vagas disponíveis, sendo 600 destinadas ao público adulto e 100 para a corrida kids.
***
• Em caso de dúvida, entrar em contato pelo whatsapp: 95 991593063 ou ainda pelo contato: 95 99146 9752 (Comissão organizadora).

Quem completa mais um ano de vida na sexta-feira, 1º/11, é o roraimense Fabrício Leão. – Foto: Acervo Pessoal

POR FALAR NISSO…

# Nesta quinta-feira, 31, é Dia Mundial das Cidades, Dia da Reforma Luterana, Dia das Bruxas (Halloween), Dia Mundial do Comissário de Voo e Dia do Saci.

# Estão aniversariando nessa quinta-feira, 31: André Fernandes Ferreira, o juiz Erasmo Hallysson Souza de Campos e a 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar Caroline Carvalho dos Santos.

# Na sexta-feira, 1º, comemoram idade nova: o procurador de justiça Dr. Sales Eurico Melgarejo Freitas e Marcelo Aguiar da Silva (PRF).

# No domingo, 3, a comemoração é em torno dos aniversários de Eduardo Jorge Aucar e da procuradora de justiça Drª Roselis de Sousa.

# O monte Fuji, símbolo do Japão, está sem neve, algo nunca visto em 130 anos, anunciou a agência meteorológica japonesa na última segunda-feira, 28.

# Já começaram a circular os convites do aniversário de 21 anos, do artista roraimense, Pedro Macuxi, que será realizado no dia 28 de novembro, na Comunidade Indígena Maturuca, no município do Uiramutã, às 16h, no Residencial Pai e Filho.

# O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, realizará uma visita oficial ao estado de Roraima nos dias 4 e 5 de novembro. Durante a visita, o ministro participará da 43ª edição da Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), uma das maiores feiras agropecuárias da região Norte, e cumprirá uma agenda voltada ao fortalecimento e desenvolvimento do setor da pesca no estado.

Também aniversariando, só que nó sábado, 2/11, o gaúcho Fabrício Orihuela, em pose na bela cachoeira do Urucá, no município do Uiramutã. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Será realizado de 7 a 9 de novembro de 2024, o XVII Festival da Damurida, na comunidade indígena Malacacheta, no município do Cantá.
***
• O evento conta com uma extensa programação que inclui concurso de parixara, degustação de comidas típicas, competições indígenas (entre as quais, futebol masculino e feminino, com premiação), escolha da Rainha Damurida 2024, noite cultural com Arnaldo Wapichana e fechando com chave de ouro, claro, a escolha da melhor Damurida, no sábado, 9.
***
• E muito forró com uma variedade de apresentação de bandas. A apresentação do festival ficará por conta de Cleiton Nunes e Katita. Para mais informações: Marinaldo (95) 99126-4570, Janderley (95) 99143-2363 e Sérgio (95) 99176-0186.

FLOPAR

• O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Roberto Barroso, disse na última sexta-feira, 25, que foi motivado a entrar nas negociações do acordo de repactuação pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG) por causa da ação sobre o caso que corre na Inglaterra.
***
• Em discurso na cerimônia de assinatura do termo, Barroso disse que procurou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando as tratativas com as mineradoras Vale e BHP Billiton –donas da Samarco– estavam paradas. Na ocasião, pediu empenho a Lula para resolver o caso o mais rápido possível, pois “seria ruim para o Judiciário” se a reparação fosse concluída na Corte inglesa.
***
• Ao continuar seu discurso, Barroso reconheceu que o Brasil tem um histórico de desastres ambientais mal resolvidos e disse não haver ilegalidade na ação movida no exterior. Na visão de presidente do STF, caso a ação na Inglaterra chegasse a uma conclusão antes do Judiciário brasileiro, seria um atestado da incapacidade da Justiça do país.

Ilustrando a coluna, a elegante Ceisther Pereira de Miranda, que veio a ser Miss Roraima 1974. – Foto: Acervo Pessoal

Veja também

Topo