ALE-RR inaugura Espaço de Autocuidado para acolher mulheres em situação de vulnerabilidade

Durante a cerimônia, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Secretaria Especial da Mulher, reforçando vínculo do Chame com a PM-RR. – Fotos: Nonato Souza / Marley Lima | SupCom/ALE-RR

A Secretaria Especial da Mulher (SEM) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) inaugurou nesta quinta-feira, 31, o “Espaço de Autocuidado” — um ambiente acolhedor, projetado para receber mulheres vítimas de violência doméstica assistidas pela instituição. A cerimônia contou com a presença de representantes da Polícia Militar, do Ministério Público Estadual (MPE-RR) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-RR), além de integrantes da rede estadual de proteção à mulher.

Deputada Joilma Teodora

Além do atendimento multiprofissional oferecido pelo Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), vinculado à SEM/ALE-RR, o novo espaço disponibilizará roupas, acessórios e maquiagem para as mulheres assistidas pelo Centro, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para fortalecer a autoestima e oferecer apoio no processo de recomeço.

A deputada Joilma Teodora (Podemos), secretária especial da Mulher da ALE-RR, destacou que o espaço representa mais um passo importante do programa do Legislativo, com o intuito de ampliar o acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade psicológica e emocional.

“Hoje, inauguramos esta sala de autocuidado especialmente para aquelas que enfrentam violência doméstica ou que, infelizmente, estão em tratamento contra o câncer. Aqui, as mulheres atendidas pelo Chame poderão encontrar perucas e roupas, sem burocracia. Basta vir e escolher o que precisar, com todo o carinho que merecem”, ressaltou a parlamentar.

Dona de casa Yasmina DelValle.

Além das roupas e acessórios, a sala será um local de apoio para mulheres em tratamento oncológico que, devido à terapia, perdem o cabelo. O espaço contará com perucas produzidas pelo projeto do Legislativo intitulado “Mechas de Esperança”.

Uma das beneficiadas pelo projeto foi a dona de casa Yasmina DelValle, que está em tratamento contra o câncer desde o ano passado. Ela expressou como a peruca foi fundamental nesse processo de enfrentamento da doença.

“Receber a peruca foi maravilhoso, pois marca uma nova etapa na minha vida. Agora, vou seguir um novo rumo, em que a peruca ajudará a reforçar meu estilo e personalidade. Isso transforma a estética da minha vida, e sou muito grata às pessoas que, com tanto carinho, doam seu cabelo para essa causa. Agradeço a Deus e a todos que contribuem”, afirmou Yasmina.

Coronel Valdeane de Oliveira.

Acordo de Cooperação Técnica

Durante a cerimônia, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Secretaria Especial da Mulher, com o objetivo de aproximar os casos de violência doméstica e familiar do órgão legislativo. A iniciativa busca também encaminhar os autores da violência para acompanhamento psicológico, social e jurídico no Centro Reflexivo Reconstruir, outro programa desenvolvido pela SEM.

A coronel Valdeane de Oliveira, subcomandante da Polícia Militar de Roraima, participou da assinatura do acordo e ressaltou a importância da parceria para reduzir os índices desse tipo de violência no estado.

“Esse termo reforça o vínculo do Chame com a Polícia Militar e beneficia toda a rede de proteção à mulher. Com ele, intensificaremos o atendimento e o acolhimento, além de dar apoio às mulheres que muitas vezes não têm a quem recorrer. Por isso, considero essa parceria essencial para o combate à violência doméstica em Roraima”, afirmou a coronel.

No Flickr da Assembleia Legislativa são encontrados os registros fotográficos da solenidade.

Evento inaugurou sala para trazer ainda mais acolhimento a mulheres vítimas de violência

Atendimento Chame e Centro Reflexivo Reconstruir

O Chame acolhe e orienta mulheres que sofrem diversos tipos de violência no contexto familiar, contando com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, advogada e assistente social.

O Centro Reflexivo Reconstruir oferece esses mesmos serviços, porém é destinado aos autores de violência doméstica do estado. O programa promove encontros para tratar temas como depressão, estresse e agressividade, consumo de álcool e drogas, valores familiares e a Lei Maria da Penha (nº 11.340/06).

Ambos os programas da ALE-RR estão disponíveis à população na sede da Secretaria Especial da Mulher, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, Bairro Aparecida. Os moradores de Rorainópolis e região podem buscar apoio no Núcleo da SEM, localizado na Avenida Dra. Yandara, nº 3058, no Centro. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Além disso, o ZapChame pelo número (95) 98402-0502 funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Anderson Caldas

Veja também

Topo