Pela primeira vez em mais de quatro décadas, a Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), evento do Governo de Roraima realizado no Parque Dandãezinho, conta com um posto médico de urgência e emergência para atender os visitantes.
A Sesau (Secretaria de Saúde) montou uma estrutura completa com médicos, enfermeiros e técnicos à disposição, todos os dias do evento, das 13h às 7h.
Na primeira noite foram realizados cinco atendimentos, com ocorrências leves e moderadas.
O local inclui espaço para consultório, área de hidratação, primeiros socorros e, em casos graves, o paciente é removido para os hospitais da rede estadual de saúde.
“Este ano a Sesau vem inovando, trazendo o posto de atendimento médico para urgência e emergência, com uma equipe qualificada para estabilizar os pacientes aqui. Se for um caso grave, o paciente será transferido para o hospital”, afirmou o diretor da Vigilância Sanitária do Estado de Roraima, Rafael Chrusciak.
Além do atendimento de urgência, o posto oferece, durante o dia, vacinação e testes rápidos para doenças infecciosas, como sífilis, hepatite e HIV. Os serviços são destinados a visitantes, expositores e trabalhadores que participam da Expoferr, reforçando a preocupação da Sesau com a saúde pública.
Escalado para a primeira noite do evento, o médico Frank Marques destacou a importância do suporte médico em eventos de massa. “O maior benefício desse serviço da Sesau é a possibilidade de um atendimento inicial eficaz para casos mais graves, permitindo uma triagem que assegura tempo, segurança e qualidade”, comentou Marques.
Com a expectativa de receber cerca de meio milhão de pessoas ao longo dos cinco dias de festa, o Governo de Roraima estima que o evento movimente R$ 600 milhões em negócios locais.