A 43° edição da Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) abre espaço para leilões de animais, com destaque para a venda de gados das raças Nelore e Tabapuã, além de equinos. Os eventos começaram nessa quarta-feira, 6, no Parque de Exposições Dandãezinho, em Boa Vista, e seguem até o sábado, 9.
Ao todo, serão realizados quatro leilões de durante o evento, sendo dois leilões de gado Nelore, um leilão de equinos e um leilão de gado Tabapuã. Serão leiloados 151 animais.
O governador Antonio Denarium avalia que os leilões são uma oportunidade para melhorar o agronegócio em Roraima.
“Os leilões são uma oportunidade para alavancar a nossa pecuária e o Governo de Roraima está comprometido em apoiar iniciativas que promovam a modernização e a competitividade da nossa produção, garantindo mais desenvolvimento e renda para os produtores e famílias do nosso Estado”, explicou o governador.
Com mais de 40 lotes de gado nascido e criado em Roraima, o Leilão Raízes de Roraima, primeiro da programação da Expoferr, movimentou o setor agropecuário. O leilão foi o primeiro realizado por criadores exclusivamente de Roraima.
Ao todo, foram leiloados 55 animais, de cinco criatórios locais e mais um criatório convidado. Cada lote contém cabeças de gado ou animal produzido por FIV (fertilização in vitro). Os gados ofertados são todos da raça Nelore com procedência genética. Além disso, a qualidade dos animais foi rigorosamente avaliada, assegurando o potencial produtivo e reprodutivo do rebanho.
Para um dos cinco vendedores, Ronaldo Siqueira, o leilão foi uma oportunidade de fomentar a produção local.
O produtor Ronaldo Silveira, da Fazenda Rancho Fino, em Mucajaí, no interior de Roraima, foi um dos vendedores e falou sobre o entusiasmo em promover o primeiro leilão com todos os criadores de Roraima.
“São cinco criadores, todos roraimenses e com um gado todo feito em Roraima já, por criadores de Roraima. Essa criação começou há três anos atrás e desde o ano passado nós tivemos a ideia de juntar os amigos e fazer o nosso primeiro leilão e estamos aqui dando a cara a tapa e com toda a animação”, disse.
Outro leilão aguardado é o de 15 matrizes e 55 touros da raça Tabapuã, conhecida pela alta produção de carne. A previsão de faturamento é de R$ 1 milhão. O evento será realizado no sábado, 9, último dia de Expoferr Show.
Os leilões durante a Expoferr incentivam o comércio local, promovem a visibilidade de produtos e produtores, estimulam o aprimoramento da pecuária, abrem acesso a novos mercados e fortalecem o networking entre os empresários do setor. Desde 2022, foram vendidos mais de 400 animais nas edições da Expoferr.
Para Marcelo Parisi, presidente da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), as sessões serão fundamentais para melhorar a cadeia produtiva e a qualidade da carne em Roraima.
“Isso é extremamente importante pra pecuária aqui do estado de Roraima porque são animais de alto valor genético que estão sendo introduzidos na cadeia produtiva daqui do Estado que vão gerar descendentes cada vez melhores com qualidade melhor pra gente possa entregar pra nossa população uma carne de qualidade, um produto de qualidade e que seja um um um marco na história do estado de Roraima esses leilões pra que a gente no futuro tenha ainda mais leilões e mais qualidade em Roraima”, avaliou Parisi.
Programação
Quinta-feira, dia 7 – Leilão de Equinos União das Raças, transmissão ao vivo no Youtube pelo canal Roraima Leilões;
Sexta-feira, dia 8 – Leilão Fazenda Laguna – Nelore PO, transmissão ao vivo pelo Programa Leilões e Remate Web;
Sábado, dia 9 – Leilão Tabapuã da Amazônia – Tabapuã PO, transmissão ao vivo pelo Programa Leilões e Remate Web.