Expoferr Show 2024: Governo entrega mais de 100 títulos definitivos para produtores da agricultura familiar

Foram beneficiados produtores da agricultura familiar dos municípios de Bonfim, Normandia, Alto Alegre e Boa Vista. – Fotos: Neto Figueredo

Além de negócios e diversão, a 43ª edição da Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) também oferece incentivos aos produtores. Na noite dessa quarta-feira, 6, o Governo de Roraima entregou mais de 100 títulos definitivos rurais para produtores da agricultura familiar dos municípios de Bonfim, Normandia, Alto Alegre e Boa Vista.

“Estamos entregando hoje, 100 títulos definitivos dos polos de produção por todo o estado de Roraima. E nós estamos entregando aqui na Expoferr, só essa semana, mais de 500 títulos definitivos. Nós entregamos caminhões, tratores, vacas leiteiras para os nossos produtores, e os títulos de propriedades fazem com que esses moradores deixem de ser posseiros e passem a ser proprietário”, destacou o governador Antonio Denarium.

Uma das contempladas foi Antonia Nazaré de Castro, que possui um lote de três hectares no polo produtivo Flor do Buriti no município de Bonfim. “Nós estamos recebendo o nosso título da nossa terra, que nossa terra hoje tem dono. Hoje, nossa terra tem dono, eu sou a dona do meu lote, onde eu posso fazer compromissos para poder evoluir mais ainda a nossa terra”.

Outro contemplado foi Tiago Ruth Nogueira, produtor de galinhas e ovos orgânicos na Região do Fruto Verde, também do município de Bonfim. “Algo que a gente vem esperando já há algum tempo. Tem sido muito difícil a gente conseguir isso, mas finalmente conseguimos agora. Agora nós temos como trabalhar com mais segurança. Podemos produzir mais agora, até com mais qualidade e nós temos a agradecer. Agradecer por tudo”, disse o produtor.

A presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Dilma Costa, destacou a valorização e o reconhecimento que o governo tem dispensado aos pequenos produtores rurais do estado.

“Hoje é um dia exclusivo para agricultura familiar, pequenos produtores que possuem seus imóveis até cinco hectares, então são polos produtivos inseridos no município de Bonfim, Normandia, Alto Alegre e Boa Vista, mais de 100 produtores estão sendo beneficiados. O pequeno produtor tem tido uma atenção muito especial, não só com o seu título definitivo. Mas com toda uma estrutura que garanta a esse produtor capacidade de poder trabalhar, de oferecer renda e garantir a sustentabilidade tanto da sua área como de sua família”, disse a presidente.

Licenciamento ambiental

Ainda durante a solenidade, o governador também entregou licenças e autorizações ambientais, e autorizações de queima controlada. Conforme o presidente da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Vagner Severo, os documentos significam a legalização e incentivo à produção sustentável.

“Hoje nós estamos tendo 80 licenças ambientais nas mais diversas atividades e 20 autorizações de queima. Esses documentos regularizam a atividade do produtor, permite que ele exerça a atividade agropecuária de forma legal, respeitando o meio ambiente de forma sustentável. Portanto, junto com os títulos que estão sendo concedidos, as licenças ambientais são fundamentais para que a atividade esteja sendo exercida dentro da legalidade”.

Rosiane Menezes

Veja também

Topo