CCJuv: 20 alunos de capoeira do polo Pedra Pintada são batizados após meses de dedicação

Projeto da ALE-RR oferta aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas e culturais. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) batizou 20 alunos de capoeira do Polo Pedra Pintada durante uma cerimônia nesta sexta-feira, 8. Este foi o primeiro batizado na unidade, que oferta o esporte há dois anos.

O rito marca o momento em que os alunos recebem a primeira corda ou mudam de nível de graduação. Cada cor representa um nível diferente na modalidade, sendo trocada anualmente à medida em que a pessoa segue com os treinos.

Contramestre Camaleão.

Na unidade, os alunos fizeram roda, dançaram, cantaram, se emocionaram e receberam a primeira corda, que é amarrada nas calças. Familiares e mestres convidados estiveram presentes no evento.

Conforme o professor Ailson Roniely, o contramestre “Camaleão”, cada grupo de capoeira tem a própria quantidade de níveis e tipos de corda para as graduações. No CCJuv, eles usaram como base o regimento do grupo do Centro Cultural Arte Capoeira da Amazônia, que exige um treino de pelo menos 20 anos para se tornar mestre.

“Eles passam a ser graduados ou estagiários a partir do recebimento da primeira corda. É preciso se desenvolver nos treinos, aquecimentos, movimentos e golpes para evoluir na capoeira, ano após ano”, explicou.

Kaory Nascimento é aluna de capoeira do CCJuv.

Kaory Nascimento, de 13 anos, foi uma das alunas que recebeu a primeira graduação. Ela iniciou a luta no início de 2024 por incentivo do pai, que era capoeirista e tinha o sonho de ver a filha seguir seus passos.

Com o falecimento do pai, a menina resolveu honrar a memória dele e se matriculou no CCJuv. Hoje, ela não imagina mais a vida sem o esporte e disse ter sido a melhor coisa que aconteceu.

“Para mim, não tem nada melhor que a capoeira, me sinto feliz até demais praticando essa luta, além de estar realizando o sonho do meu pai. É algo que eu quero levar para a minha vida toda”, disse.

Anderson Felipe, coordenador do Polo Pedra Pintada.

O coordenador do Polo Pedra Pintada, Anderson Felipe, destacou que a oferta da capoeira na unidade é importante para fomentar a cultura do Brasil entre este público, além de promover a cidadania para as crianças e adolescentes assistidos pelo local.

“Nosso papel é mostrar a importância da capoeira que é uma luta, uma dança e, também, um esporte, e sabemos que a prática dessas atividades faz bem para o bem-estar pessoal e social”, enfatizou.

Pedra Pintada

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) do bairro Pedra Pintada está localizado na Avenida Diamante, nº 1221. A unidade oferta futebol, balé, caratê, capoeira, jiu-jitsu e zumba, para pessoas a partir de cinco anos de idade.

Assim como nos demais polos, para se matricular é necessário ir até o local e apresentar os seguintes documentos: foto 3×4; cópia do RG ou Certidão de Nascimento; cópia do CPF; cópia do comprovante de residência; declaração escolar; e cópia do RG e CPF do responsável.

Mais informações estão disponíveis no site da ALE-RR ou pelo número (95) 99112-4247.

Bruna Cássia

Veja também

Topo