Câmara dos Deputados promove o II Simpósio das Doenças Crônicas de Pele

Objetivo do evento será discutir soluções para o enfrentamento das doenças de pele, que afetam uma parcela significativa da população brasileira. – Foto: Ascom Parlamentar

A Frente Parlamentar das Doenças Crônicas de Pele, em parceria com a Psoríase Brasil, realiza, nesta terça-feira, 12, o II Simpósio das Doenças Crônicas de Pele. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorrerá das 10h às 13h no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados, e terá como objetivo discutir soluções para o enfrentamento de doenças como psoríase, dermatite atópica e hidradenite supurativa, que afetam uma parcela significativa da população brasileira.

Para o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), o simpósio é um instrumento valioso para promover o diálogo entre a sociedade civil, profissionais de saúde e o poder público, visando fortalecer a rede de apoio e aprimorar a qualidade de vida dos pacientes. “Estamos na segunda edição do Simpósio, que surgiu da necessidade de unir esforços entre legisladores, médicos, pacientes e familiares em busca de soluções e políticas públicas que garantam um atendimento mais abrangente, com a incorporação de novos protocolos e que seja verdadeiramente inclusivo”, destacou o deputado.

O evento contará com médicos especialistas, pesquisadores e representantes de entidades de saúde, abordando temas que incluem as atualizações nos protocolos de tratamento, os desafios da incorporação de novas terapias no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos planos de saúde privados. O objetivo é buscar medidas que ampliem o acesso a tratamentos e a oferta de opções terapêuticas aos pacientes.

A programação também inclui a participação do vice-presidente do colegiado, deputado federal Ismael Alexandrino (PSD-GO), para tratar sobre o Projeto de Lei 4824/2023, que propõe a criação do Programa Nacional de Cuidado Integral para Doenças Crônicas de Pele no SUS. Estão previstas ainda as apresentações de representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar e do Conselho Federal de Medicina, com pautas sobre atendimento, fornecimento de medicamentos e critérios para a adoção de novas tecnologias de tratamento.

Programação

10h – Abertura da presidente da Psoríase Brasil e do deputado federal Zé Haroldo Cathedral sobre o trabalho da Frente Parlamentar das Doenças Crônicas de Pele em 2024.

10h15 – Deputado federal Ismael Alexandrino, relator do PL 4824/2023, que institui no âmbito do SUS, o Programa Nacional de Cuidado Integral às pessoas com doenças crônicas de pele.

10h30 – A presidente da Psoríase Brasil, Gladis Lima e o vice-presidente José Célio Peixoto Silveira, apresentam os objetivos do Simpósio e dados obtidos no III Simpósio das Doenças Crônicas de Pele realizado em agosto de 2024, em SP.

10h45 – A coordenadora-Geral da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Carmem Moura dos Santos- Atualizações sobre os Protocolos das Doenças Crônicas de Pele.

11h – Representante do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITIS) para falar sobre os critérios de incorporação de tecnologias para doenças crônicas de pele por faixa etária.

11h15 – Representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para apresentar as vantagens de mais de uma opção terapêutica às doenças crônicas de pele no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

11h30 – O presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. José Hiran da Silva Gallo, abordará os desafios das doenças crônicas de pele.

11h45 – Dra. Jamile do Nascimento (reumatologista) abordará os desafios do diagnóstico ao tratamento da Artrite Psoriásica.

12h – Dra. Valéria Botan (alergista e imunologista) abordará a Dermatite Atópica e o impacto na qualidade de vida dos pacientes e responsáveis.

12h15 – Dra. Leticia Oba (dermatologista) abordará o entendimento das doenças crônicas de pele e as barreiras no seu enfrentamento – diagnósticos e tratamentos.

12h30 – Debate final, encaminhamentos e encerramento.

Veja também

Topo