Cidadania: ‘Ambiente acolhedor’, diz pai durante emissão de RG para autistas e familiares no Teamarr

Parceria com Casa do Cidadão para serviço gratuito acontece até sábado, 16. – Fotos: Alfredo Maia | SupCom/ALE-RR

Marco Antônio, de quatro anos, foi um dos atendidos para emissão de RG no Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta terça-feira, 12. O pai dele, Alessandro Fortunato, aproveitou a oportunidade para emitir a primeira via do documento do filho e destacou que a iniciativa, em parceria com a Casa do Cidadão, foi fantástica por ocorrer em um local acolhedor.

“É uma iniciativa louvável, pois estamos em um ambiente agradável para as crianças. Devido à sensibilidade delas, ficaria complicado levá-las para esse serviço a um lugar para pessoas típicas, mas aqui no Teamarr tem acolhimento porque os profissionais são capacitados”, disse.

Alessandro Fortunato é pai do pequeno Marco Antônio.

Ele destacou a importância do atendimento gratuito no Centro para os pais que não têm condições de custear o acompanhamento médico dos filhos com transtorno do espectro autista (TEA), afirmando ser algo desafiador, principalmente para as mães que tendem a passar mais tempo com as crianças.

“Temos acesso à terapia privada, mas como pai de criança atípica me sensibilizo muito com os outros pais porque sei que é difícil e custoso. Por isso, vejo de forma magnífica a criação do Teamarr, e torço para que o serviço se expanda”, acrescentou.

Esta é a segunda vez que a unidade emite RG para esse público. A primeira ocorreu em abril e atendeu cerca de 80 pessoas. O servidor do Teamarr Erbeson Silva informou que a meta é promover novas ações em 2025.

Servidor do Teamarr Erbesson Silva.

“Estamos sempre pensando na melhor forma de atender e acolher as pessoas autistas e seus familiares. Quando eles vão a outros locais apropriados para a emissão de qualquer tipo de documento, têm que enfrentar não somente o público específico, mas todo o público externo, o que pode gerar crise nas crianças”, explicou.

A atendente da Casa do Cidadão Raquel Silva complementou dizendo que emitir o RG é o primeiro passo para ter acesso a demais documentos importantes, como a Carteira do Autista, que traz segurança para as pessoas atípicas.

“Esse trabalho é muito importante justamente por ajudar os pais que necessitam do RG para complementar outros documentos. Estamos com uma expectativa muito grande de atender mais pessoas do que na edição anterior, e esperando todos que tenham interesse”, concluiu.

Atendente da Casa do Cidadão Raquel Silva.

Emissão de RG

Em parceria com a Casa do Cidadão, o Teamarr emite RG para autistas e familiares até sábado, 16, exceto no feriado de sexta-feira, 15, Proclamação da República.

Na semana, os atendimentos ocorrem das 8h às 12h e das 14h às 17h. No sábado, o serviço será das 8h às 12h.

Para solicitar a emissão da 1ª ou 2ª via do RG estadual padrão ou do novo Documento Nacional de Identidade (DNI), os interessados devem agendar o serviço preenchendo o formulário disponível no link. São oferecidas 80 vagas diárias, divididas em 40 para cada turno.

Os documentos necessários para a emissão da primeira via são: original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento, comprovante de residência e laudo médico. Para a segunda via, além dos documentos listados, é necessário o pagamento da taxa do Dare (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais).

Bruna Cássia

Veja também

Topo