Planifica SUS: servidores da Saúde discutem redução da mortalidade materno-infantil

Encontro reúne profissionais dos municípios de Uiramutã, Alo Alegre, Bonfim, Amajari, Mucajaí, Cantá e Iracema. – Fotos: Ascom/Sesau

Para fortalecer o trabalho integrado entre as redes da atenção primária e especializada no Estado e garantir um atendimento de qualidade, a Sesau (Secretaria de Saúde), está realizando mais uma etapa do Projeto Planifica SUS em Roraima.

O encontro, que começou na segunda-feira, 11 e segue até quarta-feira, 13, na ETSUS-RR (Escola Técnica da Sistema Único de Saúde), reúne profissionais dos municípios de Uiramutã, Alo Alegre, Bonfim, Amajari, Mucajaí, Cantá e Iracema.

“Esse ciclo aborda muito a parte materno-infantil, onde temos a participação do Centro de Referência de Saúde da Mulher, juntamente com a Maternidade, com a planificação desses locais do Estado”, explicou a representante da Coordenadoria Geral de Atenção Básica, Izabel Olivares.

Segundo a consultora do Ministério da Saúde, Diana Martins, a linha de cuidado escolhida tem como objetivo reduzir a mortalidade materno-infantil.

“O Planifica SUS é um conjunto de oficinas em que trazemos aos municípios, junto com a Secretaria Estadual, com o objetivo de fortalecer o cuidado em rede entre esses serviços. Identificamos processos do dia a dia dessas equipes que precisam ser aprimorados, levando ferramentas para que eles tenham um trabalho mais condizente com esse modelo de redes”, ressaltou.

A psicóloga do Centro de Referência da Mulher, Sigrid Duarte, também exerce a função tutora do Panifica SUS, sendo responsável por participar de capacitações e replicando na unidade estadual.

“Poderemos operacionalizar o SUS com mais eficiência, com mais resolutividade e fortalecer a rede para que a rede possa se comunicar, rede municipal, rede estadual, e juntos traçar diretrizes para o melhor atendimento ao usuário”, pontuou a servidora.

Suyanne Sá

Veja também

Topo