Futuro da Medicina: senador Dr. Hiran pede apoio a médicos para endossar PL 4.021

Parlamentar discursou sobre o tema no II Encontro Nacional de Conselhos de Medicina do Brasil, em Maceió-AL. – Foto: Ascom Parlamentar

Painelista, o senador e presidente da Frente Parlamentar de Medicina em Brasília (DF), o senador da República, Dr. Hiran (Progressistas-RR), pediu apoio da classe médica do País para fortalecer o Projeto de Lei nº 4.021/2024 para garantir que apenas médicos ministrem disciplinas específicas em cursos de graduação e pós-graduação.

A apresentação ocorreu nesta quinta-feira, 14, no II Encontro Nacional de Conselhos de Medicina do Brasil, em Maceió (AL).

“Temos visto aí muitos cursos de medicina, a maioria dos professores são fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, químicos, físicos, não vimos médicos para dar aula. Como vamos lecionar medicina, sem a prática adequada”, justificou o parlamentar que, além de defender as mudanças na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a punição às instituições que não se adequarem às normas após sanção, ressalta a ampla discussão do Exame de Proficiência em Medicina.

“Vou precisar de apoio das entidades que dão força as nossas indicações. Temos entidades fortes e temos que mostrar essa força para que o Parlamento nos dê respostas céleres”, fomentou Dr. Hiran ao solicitar mais participação dos Conselhos e autoridades da Medicina na construção de Políticas Públicas para o Brasil, principalmente no desenvolvimento de uma medicina qualitativa e acessível a sociedade.

O Encontro Nacional de Conselhos de Medicina do Brasil iniciou na quarta-feira, 13, com mesas-redondas, painéis e apresentações sobre o futuro da Medicina no Brasil, fiscalização, violência contra médicos no ambiente de trabalho, normativas para cirurgias e ética médica.

Veja também

Topo