O comércio exterior representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento da indústria roraimense, permitindo que as empresas locais ampliem seus mercados e conquistem novos clientes. Para o setor produtivo de Roraima, exportar não é apenas uma forma de superar as limitações do mercado interno, mas também um caminho para aumentar o faturamento, gerar economia de escala e se tornar mais competitivo no cenário global.
Conforme dados da Comex – revista eletrônica produzida pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), no acumulado de janeiro a outubro de 2024, Roraima exportou pouco mais de US$ 221 milhões, um valor inferior ao do ano passado, mas que já representa o terceiro melhor resultado da série histórica para o período. Esse avanço destaca o crescimento da pauta exportadora local, especialmente com o aumento da participação de produtos processados, que, aos poucos, substituem os produtos primários. Este é um reflexo do potencial da indústria local para agregar valor e diversificar suas exportações.
Apesar desses avanços, a indústria roraimense ainda enfrenta desafios em relação ao acesso aos mercados internacionais. A atualização e ampliação dos acordos comerciais que o Brasil mantém com outros países é fundamental para garantir a competitividade dos produtos locais, especialmente diante dos altos impostos de importação que impactam o preço final e dificultam a inserção de muitos produtos roraimenses nos mercados externos.
Com isso, a Fier, por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN), está realizando um levantamento das NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) dos produtos elaborados no estado. O objetivo é apresentar a pauta industrial de Roraima ao governo federal, buscando a inserção dos produtos roraimenses nos acordos comerciais e a redução da carga tributária nas exportações, o que permitirá um acesso mais competitivo aos mercados internacionais.
Empresários do estado que desejam colaborar com esse levantamento podem preencher um questionário com as informações de seus produtos e os respectivos códigos NCM por meio deste link.
“A indústria é um motor fundamental para o geração de emprego e renda, além de ser essencial para o desenvolvimento de Roraima. Com um trabalho conjunto entre empresários e governo, podemos tornar nossas empresas ainda mais competitivas, inovadoras e conectadas ao mercado global”, afirmou o analista de Comércio Exterior da Fier, Ivan Gonzalo.
A Fier continua empenhada em apoiar as indústrias roraimenses e colaborar com políticas públicas que favoreçam o crescimento do setor. A Comex está disponível no site da Federação.