Sociedade: Tribos de Roraima – por Márcio Coelho

E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein

Em visita inédita a Roraima, o presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região (CRBM-4), Márcio Vinícius Ferreira. – Foto: Divulgação

Literatura

• Na última sexta-feira, 15, saiu o resultado do Concurso Literário Palavradeiros 2024, que pode ser acessado por meio deste link
***
• A premiação será realizada no dia 8 de dezembro de 2024 no Espaço Cultural Harmonia e Ritmo (Rua Carmelo, 2044, Nova Canaã. Boa Vista – RR).
***
• Os homenageados do Concurso Literário Palavradeiros 2024 foram: o escritor José Vilela, Cecy Lya Brasil e Alexia Braga.

Ciência, tecnologia e inovação

• O Governo de Roraima por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) lançou na última quinta-feira, 14, o edital do I Prêmio Roraimense de Ciência, Tecnologia e Inovação edição 2024.
***
• O certame é destinado a reconhecer publicamente e premiar pesquisadores inovadores e profissionais de comunicação com destacada trajetória no Estado e que tenham relevante atuação para o conhecimento científico, tecnológico, inovador, social, ambiental, desenvolvimento econômico e sustentável no estado de Roraima.
***
• A etapa estadual lançada pela Faperr faz parte da premiação nacional do Prêmio Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Ennio Candotti Edição 2024.

Ciência, tecnologia e inovação II

• O convite é para pesquisadores das instituições de ciência e tecnologia e instituições de ensino superior com sede em Roraima que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Cada instituição poderá indicar um nome para concorrer por categoria, área e subcategoria.
***
• O I Prêmio Roraimense de Ciência, Tecnologia e Inovação será atribuído a três categorias, por meio de suas áreas de atuação: ‘Pesquisador Destaque’, ‘Pesquisador Inovador’ e ‘Profissional de Comunicação’. Após a fase estadual, os ganhadores do prêmio serão indicados para a etapa nacional do Prêmio Confap”.
***
• As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site e seguem até às 13h de 13 de dezembro. Mais esclarecimentos sobre o conteúdo do edital podem ser obtidos junto à Comissão Organizadora do Prêmio pelo e-mail dt@faperr.rr.gov.br.

Pulseiras

• A imprensa francesa discutiu nos jornais da última quinta-feira, 14, a reviravolta nos acontecimentos do julgamento, que está se tornando cada vez mais difícil para o partido Reunião Nacional, com o passar dos dias, e que pode levar a líder da extrema direita do país e três vezes candidata à presidência, Marine Le Pen, a temer o pior.
***
• As exigências da promotoria no caso de desvio de fundos europeus pelo partido de extrema direita contra a política são pesadas: cinco anos de prisão, sendo dois em regime fechado, e cinco anos de inelegibilidade, além de multa.
***
• O diário Le Parisien detalha que, na noite de quarta-feira, 13, em Paris, após quase 12 horas de julgamento em tribunal, a promotoria pública solicitou que a sentença fosse executada imediatamente, mesmo em caso de recurso.

Memória & cultura

• O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário realiza a 2ª edição do Festival de Memória e Cultura de Roraima: Mãos que Escrevem a Nossa História.
***
• O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontece nesta terça-feira, 19, no Centro de Memória e Cultura, localizado na Av. Ville Roy, Casa I, São Pedro (ao lado da Femarh), das 9h às 18h (antigo conjunto dos desembargadores).
***
• Dentro da programação, o festival contará com o workshop “Escritores da nossa história”, com o escritor Aldenor Pimentel; a oficina “Poesia e musicalização de poemas”, com o escritor George Farias e “Musicalização – Som do Tambor”, com o professor Edney Martins, voltado para o público infantil.

Memória & cultura II

• Além disso, serão realizadas outras atividades como o lançamento da nova exposição do Centro em parceria com a Academia Roraimense de Letras, o lançamento da descrição de processos históricos em áudio, bem como exposições de livros de autores regionais e roda de conversa com os escritores.
***
• A exposição “Magistrados e Servidores: Criações e saberes do TJRR”, com o acervo de escritores do Tribunal, também compõe a programação, além do projeto da Biblioteca com o CSE: “Leitura abre portas: porque ler te faz livre”; e de trabalhos acadêmicos.
***
• O evento também contará com outros parceiros, como o Cine Sesc; o Sesc Orquestra; as apresentações Canto & Coral e Música & Movimento do SESI; o Museu Integrado de Roraima – Roraima por Letras, a Feira Roraimense de Quadrinhos, entre outras atrações.

Exemplar

• A Prefeitura de Teresina sancionou uma lei que proíbe deixar animais sozinhos no interior de veículos automotivos.
***
• A medida, publicada no Diário Oficial do Município da última quinta-feira, 7, tem como objetivo proteger os animais dos efeitos graves do calor.
***
• A lei prevê advertências e multas que começam em R$ 500, podendo chegar a R$ 8.000 em caso de reincidência.

O primeiro

• O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania, promove entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro, o I Curso de Motociclista e Batedor da Polícia Penal de Roraima.
***
• O treinamento é histórico, uma vez que será o primeiro curso oficial organizado por uma polícia penal no Brasil.
***
• A qualificação visa aprimorar o conhecimento dos alunos para realizar escolta em forma de comboio de autoridades ou de presos de alta periculosidade, para garantir o melhor fluxo do trânsito.

O vice-presidente do CRBM-4, Leonardo Kepler, ministrará a palestra “Perspectivas da Biomedicina na Amazônia sob a ótica da ética profissional”, no Centro Universitário Estácio da Amazônia, na próxima quinta-feira, 21. – Foto: Divulgação

POR FALAR NISSO…

# Nesta terça-feira, 19, é Dia Mundial do Banheiro, Dia da Bandeira, Dia Internacional do Homem e Dia Nacional do Cordelista.

# Comemoram idade nova nesta terça-feira, 19: a presidente da Câmara Municipal de Pacaraima Odilanei da Silva dos Santos e o Bombeiro Militar Paulo Fernando Pessoa Machado.

# De 10 a 12 de dezembro de 2024, acontecerá o IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Turismo do Extremo Norte – EPTEN. Dentro da programação, será realizada no dia 10, uma Mesa Redonda, às 16h, que tratará das Mudanças nos Padrões Climáticos e Atratividade de Destinos Turísticos em Roraima, com a participação de Márcia Falcão, Geórgia Ferko e Elizabete Melo. E pode ser assistida de forma presencial no auditório do Cadecon – Bloco II, da UFRR e online.

# No fim de semana passado, foi realizado a 10ª Festa da Banana e a 7ª Feira de Agronegócios no município de Caroebe. O que era pra ser apenas um show dentro da programação dos eventos, aconteceu um espetáculo de nudez em local público na madrugada de sábado, 16, no palco onde se apresentava a banda Rabo de Vaca. Uma moça roubou a cena e os holofotes. O vídeo viralizou e choveram trocentos comentários.

# No início da madrugada de domingo, 17, a dinamarquesa Victoria Kjaer, de 21 aninhos, foi coroada Miss Universo 2024. Ela se torna a 73ª dona da coroa, da faixa e do título, tendo sido eleita na Arena Cidade do México, no México. A vice-campeã do concurso foi a nigeriana Chidimma Adetshina. Atrás dela ficaram as candidatas do México, da Tailândia e da Venezuela, em ordem decrescente.

Em registro de recente viagem para São Paulo, Aderfranz Guedes, especial para a coluna. – Foto: Acervo Pessoal

VIRALIZAR

• Oito dos nove vereadores de Pacaraima solicitam o cancelamento do “Micaraima 2024”, previsto para ser realizado nos dias 29 e 30 de novembro.
***
• O principal motivo é que a Prefeitura pretende realizar o festejo no local que atualmente funciona como lixão.
***
• Os vereadores ainda alegam preocupações com a infraestrutura local e o bem-estar dos cidadãos. O documento encaminhado ao Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), foi assinado pelos vereadores Arlindo Fontelles, Dila Santos, Francisco Melo, Irmão Grande, Kássia Sena, Marcelo Benvindo, Rodvan Alves e Teco Paixão.

FLOPAR

• Duas mulheres que faziam parte de uma rede internacional de tortura de macacos, que viu animais sadicamente espancados, queimados e até encharcados de ácido, foram presas depois de um juiz ter ouvido provas angustiantes do seu sadismo.
***
• Um juiz disse que as ações de Holly LeGresley e de uma avó tutora de animais de estimação, Adriana Orme, estavam “além da compreensão para a maior parte da sociedade” depois que um tribunal apresentou um catálogo de abusos horríveis que incluía macacos sendo atacados com tesouras.
***
• A dupla enfrentou uma pena máxima de cinco anos cada um sob custódia, mas o juiz James Burbidge KC prendeu LeGresley por dois anos e Orme por 15 meses. O juiz disse a ambas as mulheres que as suas ofensas representavam uma conduta que só pode ser descrita como “depravada, doentia e perversa”.

A pedagoga mato-grossense Nilda Satelles diretamente de São Luiz do Anauá para a coluna. – Foto: Acervo Poeta do Lavrado

Veja também

Topo