II Feira de Resultados será vitrine de projetos sociais financiados pelas prestações pecuniárias

Evento será uma oportunidade para o público conhecer o relevante direcionamento dos recursos das prestações pecuniárias e o impacto destes nos projetos sociais. – Fotos: Nucri/TJRR

Por meio da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizará, no dia 23 de novembro, a II Feira de Resultados dos Projetos Sociais. O evento será aberto ao público e ocorrerá no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, com início às 17h30.

A feira reunirá 63 estandes dispostos sob tendas, onde instituições públicas e privadas demonstrarão como o apoio do Poder Judiciário tem feito a diferença na vida das pessoas. O evento será uma oportunidade para o público conhecer o relevante direcionamento dos recursos das prestações pecuniárias e o impacto destes nos projetos sociais.

A iniciativa tem o objetivo de apresentar à sociedade a transparência na utilização dos recursos a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos parceiros que compõem a rede de apoio da Vepema, as quais recebem cumpridores de penas e medidas alternativas e que, ao apresentarem projetos sociais para a sociedade, são contempladas e contam com o apoio do referido recurso que permite o desenvolvimento de ações voltadas para às áreas da educação, saúde, segurança, reintegração social, dentre outras.

Segundo o Juiz Titular da Vara de Penas e Medidas Alternativas, Alexandre Magno Magalhães Vieira, a Feira de Resultados é um projeto que nasceu em 2019, com o objetivo de levar ao conhecimento da sociedade em geral os resultados dos projetos sociais contemplados com os recursos oriundos das prestações pecuniárias e a relevância social dos aludidos projetos.

“Esse ano estamos realizando a II edição da Feira e os desafios continuam, pois, é muito importante levar ao conhecimento da população com essa forma de exposição dos resultados dos projetos sociais, dando transparência à aplicação dos recursos das prestações pecuniárias”, ressaltou o juiz.

O magistrado destacou ainda que “nesse sentido, cabe destacar que o trabalho da Vepema vai além dos processos, visando a ressocialização e a valorização da dimensão social e humana, garantindo por meio dos projetos sociais apresentados por nossos parceiros, melhorias na qualidade de vida, oportunidade de novos conhecimentos, empreendedorismo e sustentabilidade”.

Como fazer parte da rede e participar das seleções para os projetos?

Anualmente, a Vepema lança um edital para selecionar projetos sociais voltados para as áreas de educação, saúde, segurança pública, trânsito, meio ambiente, além de outras áreas relacionadas ao desenvolvimento social e, também, às ações que incentivam o processo de reinserção da pessoa cumpridora de pena na sociedade.

Para participar, as instituições precisam obedecer alguns critérios. O primeiro passo é ser devidamente cadastrada na Vepema e compor a rede social, antes da publicação do edital.

Para outros detalhes sobre os critérios e documentação necessária, os interessados podem entrar em contato com a equipe da Vepema por meio do telefone: 98401- 0788 ou procurar a SGAP, sala 140, localizado no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, na avenida Cabo PM José Tabira de Alencar Macedo, número 602, no bairro Caranã.

Eduardo Haleks e Maurício Fernandes

Veja também

Topo