Segunda edição do Prêmio Sebrae Tamanduá-bandeira celebra projetos sustentáveis em Roraima

Mais de 20 projetos foram inscritos, mobilizando mais de 40 gestores e professores de escolas do estado. – Fotos: Ascom/Sebrae-RR

Na tarde desta sexta-feira, 22, durante a Feira de Ciências de Roraima (Fecirr), realizada no Parque Anauá, aconteceu a segunda edição do Prêmio Sebrae Tamanduá-Bandeira, promovido pelo Sebrae/RR em parceria com o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed). O evento premiou iniciativas escolares que se destacaram por seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nesta edição, mais de 20 projetos foram inscritos, mobilizando mais de 40 gestores e professores de escolas do estado. A premiação reforçou o compromisso de valorizar ações que promovam a preservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável nas comunidades escolares.

Conforme o diretor superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú, disse que o objetivo é fortalecer a educação empreendedora.

“Estamos aqui para levar para as crianças, para os jovens o pensamento de um comportamento diferenciado para que eles possam ter resultados melhores da sua carreira profissional, empresarial, familiar. Buscando fortalecer essa performance, reconhecemos hoje as escolas que desenvolveram melhores práticas educacionais no sentido de fortalecer esse comportamento. Então é com muita felicidade que viemos entregar essa premiação nessa segunda edição, esse processo que já vem crescendo de um ano para o outro e temos certeza que vamos ampliar ainda mais para os próximos anos”, afirmou.

Tálisson Elton, coordenador do projeto de educação empreendedora do Sebrae afirmou que a inovação, sustentabilidade e que apresentem impacto positivo na comunidade são pontos importantes na premiação.

“A educação empreendedora tem uma premissa da inovação para trabalhar novidade na sociedade. Então, através de inovação, e transformação com projetos que vão realmente impactar a comunidade, região, o estado ou até mesmo o país ou o mundo. Eu fico muito feliz e realizado em poder participar desse momento de entrega desses troféus, porque é mais que um troféu, é valorizar os profissionais que pensaram em ideias criativas para realmente sanar problemas e transformar o meio ambiente, para mim, fazer parte deste projeto é maravilhoso”, disse.

“Somos a única escola do estado representando Roraima nesta premiação. Foi uma surpresa e uma alegria imensa avançar no caminho da sustentabilidade”.

Já Suelma Oliveira, gestora da Escola Maria de Fátima Faria Andrade, destacou ser um orgulho representar a comunidade escolar. De acordo com a gestora, o prêmio demonstra o poder do trabalho coletivo e do compromisso com o bem-estar das crianças.

Simone Lima e Michel Silva foram os representantes da escola municipal Jael da Silva Barradas, disseram ser a primeira participação da instituição no prêmio, e que estão felizes com o reconhecimento.

“Eu estou emocionada porque é a primeira vez que participamos do evento, e é uma satisfação muito grande, toda a comunidade se sente muito honrada em participar do concurso, até porque toda a escola participou desse projeto, foi uma ideia que surgiu dos alunos e nós estamos muito felizes de poder ver aí, dar frutos, ideias que surgiram deles”, disse Simone.

“Temos o objetivo de tornar alunos e familiares mais conscientes. O projeto, trabalhado pela professora Simone, com todo o quarto ano, eles trabalharam em cima desse projeto, pesquisaram, foram para a sala de aula, montaram ideias e conseguiram tirar conhecimento de tudo isso. E vale ressaltar que esse projeto ele se estendeu também para a casa deles, muito deles tiveram a experiência de como reutilizar água em vários setores em casa”, concluiu Michel.

O Prêmio Sebrae Tamanduá-Bandeira destacou o potencial transformador de iniciativas escolares sustentáveis, reafirmando o compromisso com a evolução da educação na construção de um futuro mais consciente e sustentável.

Confira as escolas premiadas

• 1º Lugar: Escola Municipal Jael da Silva Barradas – “Gotas de esperança para a água no planeta Terra”.

O projeto utilizou canos reaproveitados para criar um sistema de reservatórios que armazenam a água proveniente de centrais de ar-condicionado. Essa água é utilizada para irrigar a horta escolar e áreas externas, reduzindo significativamente o consumo de água potável.

• 2º Lugar: Escola Municipal Maria de Fátima Faria Andrade – “Sustentabilidade no ambiente escolar: Toldo Ecológico”.

Reutilizando garrafas PET, a escola desenvolveu uma cobertura que oferece sombreamento à pracinha escolar sem comprometer a circulação de ar, promovendo conforto térmico e sustentabilidade.

• 3º Lugar: Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira – “Sacolas Retornáveis”.

O projeto buscou conscientizar a comunidade de Alto Alegre-RR sobre o impacto ambiental das sacolas plásticas e apresentou alternativas viáveis para reduzir seu uso nos comércios locais.

 

Veja também

Topo