A 7ª edição do projeto Pequenas Fraldas, Grandes Amores já está a todo vapor e segue até o dia 11 de dezembro com a arrecadação de fraldas descartáveis nos tamanhos RN e P. A iniciativa é realizada pela Escola Estadual Oswaldo Cruz e busca promover a sensibilização sobre o parto prematuro e a gravidez precoce entre os estudantes e a comunidade em geral.
O projeto, realizado desde 2018, já arrecadou mais de 12 mil fraldas em edições anteriores. As doações são destinadas aos bebês internados na UTINeo (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré.
“Todo ano, no Novembro Roxo [mês dedicado sobre a prematuridade], realizamos o projeto. A UTI já espera com muito carinho, e isso ajuda muito as famílias carentes que estão lá com seus filhos”, explicou a coordenadora da unidade de ensino e idealizadora do projeto, Gisele Sandra Loures.
A ideia surgiu de uma experiência pessoal de Gisele, que, após ter um parto prematuro e precisar ficar com o filho recém-nascido na UTINeo, viu de perto a realidade de muitas mães em situação de vulnerabilidade, que não têm o básico, como fraldas para os bebês.
“Como sou professora, juntei o pedagógico com o social e trouxe para a escola a luta e a sensibilização dos meus alunos, falando sobre o parto prematuro. Percebi também a grande incidência de mães adolescentes que têm filhos prematuros. Analisei junto com a minha equipe pedagógica como poderíamos desenvolver esse projeto para sensibilizar a comunidade escolar”, contou Gisele.
Para quem se interessar em doar, as entregas devem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, na Secretaria da Escola Estadual Oswaldo Cruz, localizada na Av. Getúlio Vargas, 624, Centro.