Instrução: Cerimonial da ALE-RR presta apoio a câmaras municipais para solenidade de posse de prefeitos e vereadores

Representantes de Pacaraima, Iracema e Rorainópolis estiveram em Boa Vista para receber orientações. – Fotos: Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

O Cerimonial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou um treinamento para representantes das câmaras municipais de Pacaraima, Iracema e Rorainópolis para orientar sobre a solenidade de posse dos novos prefeitos e vereadores, a ser realizada no primeiro dia de 2025.

Silvia Macedo, chefe do Cerimonial da ALE-RR.

A qualificação ocorreu ao longo da tarde desta quarta-feira, 27, e foi ministrada pela chefe de Cerimonial do Poder Legislativo, Silvia Macedo, que atua como cerimonialista na Casa há mais de 20 anos.

Ela relembra que desde quando iniciou a carreira no Cerimonial, o setor presta este serviço para as câmaras municipais de todo o Estado.

“Estamos sempre abertos para recebê-las. É um trabalho fundamental, e cabe a nós auxiliar aqueles que ainda não estão familiarizados com o evento. Fizemos o treinamento presencial e daremos continuidade ao atendimento de forma remota até a véspera da posse”, disse.

Entre os valores que compõem um cerimonial, estão a disciplina, ordem e respeito. Os participantes receberam orientações sobre normas e condutas que fazem parte de um evento de posse eleitoral.

Harlinis Yorjeyh é servidora da Câmara de Pacaraima.

A assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Pacaraima, Harlinis Yorjeth, foi uma das participantes do treinamento. Ela atua no órgão há quatro anos e esta foi a primeira vez que foi atendida pelo Cerimonial da ALE-RR.

“Foi um treinamento muito importante para fazermos uma cerimônia de posse com base em todo o regimento interno, respeitando a Lei Orgânica Municipal, para deixar tudo organizado”, afirmou.

Ela também enfatizou a importância de a Assembleia Legislativa prestar esta assistência para as câmaras, que são instituições menores e, na maioria das vezes, precisam de apoio institucional.

“Muitos servidores acabam não tendo todo esse conhecimento, então acredito que seja importante esse suporte de informação para que possamos lidar com toda a situação no dia do evento”, concluiu.

Bruna Cássia

Veja também

Topo