Para fomentar a prática do esporte adaptado para pessoas com deficiência, o Governo de Roraima promoverá o Festival Aquático. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social).
O Festival Aquático será realizado nos dias 3 e 4 de dezembro na piscina do CAPD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), localizado na Avenida São Sebastião, n° 1.195, bairro Santa Tereza, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A ação é coordenada pelo CAE/BV (Centro de Atendimento Especializado de Boa Vista) e UCP Setrabes (Unidade de Capacitação e Produção) e encerrará as atividades do projeto de natação com a participação de 200 alunos matriculados no CAE e na UCP.
“O Festival Aquático é a culminância do nosso projeto de natação. Esse ano vamos atender os 200 alunos matriculados no CAE e na UCP em dois dias. No primeiro dia os alunos matriculados no CAE e no segundo dia os alunos da UCP”, explicou Adriana Vasconcelos gestora do CAE.
O Festival
O objetivo do festival é oferecer experiências aquáticas adaptadas, estimular a prática esportiva e promover a integração social. A ideia é proporcionar aos alunos um ambiente lúdico, inclusivo e educativo, no qual possam experimentar desafios e conquistas no meio aquático.
Além de desenvolver habilidades físicas e motoras, o festival também busca fomentar a socialização e a integração entre os participantes, fortalecendo valores como cooperação, superação e respeito às diferenças.
Provas
O Festival Aquático é destinado a alunos com idades entre 4 a 17 anos e usuários de todas as idades em atividades aquáticas adaptadas às diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.
O evento será composto por provas de 6 e 12 metros livres, 6 e 12 metros com auxílio de flutuador e 6 metros com auxílio do professor. Haverá premiação com entrega de medalhas aos participantes.