UFRR terá representante como embaixador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Professor Gabriel Zazeri do departamento de Física é um dos 28 embaixadores escolhidos pelo Brasil. – Foto: Ascom/UFRR

A Universidade Federal de Roraima terá um representante como embaixador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Nesta primeira edição do Programa Embaixadores do CNPEM, o professor escolhido foi Gabriel Zazeri do departamento de Física que será um dos 28 embaixadores espalhados pelo Brasil.

O Programa Embaixadores do CNPEM é uma iniciativa que tem o objetivo de expandir o alcance da ciência e tecnologia pelo país incentivando o engajamento de pesquisadores com áreas de pesquisa que necessitam de alta resolução dentro das Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Biológicas. A primeira edição do programa foi voltada apenas para profissionais que atuam nas regiões Norte e Nordeste também com o intuito de fortalecer ações de capacitação e divulgação do centro de pesquisa na região.

A aproximação também busca trazer pesquisadores e estudantes para utilização dos laboratórios e estrutura de referência do centro. O CNPEM reúne quatro laboratórios nacionais que são o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Biotecnologia (LNBR), o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), onde está instalado o SIRIUS, um dos aceleradores de partículas mais avançados do mundo.

Conforme destaca o professor Gabriel Zazeri, o objetivo do embaixador é divulgar o papel desses laboratórios e do Sirius na busca por conectar a sociedade científica aos avanços tecnológicos e científicos feitos no CNPEM, além de promover o acesso a oportunidades e conhecimentos que visam beneficiar a comunidade científica e a sociedade em geral. “Para fazer essa conexão atuarei na divulgação em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Diretoria de Pesquisa da UFRR, além de colaborar com instituições de fomento à pesquisa, instituições de pesquisa e ensino de Roraima, como a FAPERR, o IFRR, a UERR, entre outros. Representar a UFRR é uma grande responsabilidade e estou animado para fortalecer nossa rede de ciência, tecnologia e inovação, inspirando novas gerações a explorar essas áreas fascinantes”, afirma Gabriel.

O que é o CNPEM?

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas, o Centro é o berço do acelerador de partículas brasileiro batizado de Sirius. Inaugurado em 2018, o acelerador possui mais de 60 mil metros quadrados e busca viabilizar estudos científicos nacionais com maior qualidade.

Ao todo, o CNPEM também possui pesquisas que buscam impactar áreas como Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas.

Veja também

Topo