E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
Água
• A Secretaria Municipal de Saúde de Pacaraima (SEMSA), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, inaugura o Laboratório de Monitoramento da Qualidade de Água (MQA), na quinta-feira, 19, às 10h, na Unidade Básica de Saúde – UBS Alaíde do Carmo Bruce Fernandes.
***
• O objetivo do laboratório é realizar o monitoramento da água fornecida no município, para que esteja em conformidade com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021 e caso algum padrão avaliado não esteja dentro da conformidade, a situação será repassada para a Vigilância em Saúde Municipal, que deverá notificar os responsáveis pelo sistema de abastecimento e sejam adotadas as medidas corretivas necessárias, garantindo a segurança da qualidade de água para o consumo humano.
***
• O referido Laboratório de MQA conta com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima – Sesau/RR, da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde – CGVS e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Prorrogação
• O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, Ambiente, Sociedade e Amazônia, realizado em parceria entre a Universidade Estadual de Roraima (Uerr), o Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), anunciou a prorrogação do prazo para inscrições ao processo seletivo para a turma de 2025.
***
• Agora os candidatos têm até 18 de janeiro de 2025 para realizar suas inscrições.
***
• Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Estadual de Educação de Roraima, o programaoferece 21 vagas e está dividido em duas linhas: Biodiversidade e Agroecologia no Bioma Amazônico; e Ambiente, Sociedade, Agroecologia e Amazônia. As vagas são destinadas a candidatos de diversas áreas do conhecimento, como Ciências Naturais, Ciências Agrárias, Humanidades, Linguagens, entre outras.
Juventude
• Jovens de Roraima que estejam envolvidos com o agronegócio, já podem se inscrever para participar do programa CNA Jovem.
***
• O período de inscrição começou em novembro e segue até o dia 19 de janeiro de 2025. As inscrições podem ser realizadas pelo site, onde também estão disponíveis informações detalhadas sobre o programa.
***
• O CNA Jovem é um programa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o objetivo identificar, desenvolver competências e integrar jovens lideranças de todo o Brasil, preparando uma nova geração de líderes empreendedores para promover inovação e assegurar a sucessão no setor agropecuário.
Vapt-Vupt
• A França e a Alemanha inauguraram na segunda-feira, 16, o 1º trem-bala ICE (InterCity Express) ligando diretamente Paris a Berlim.
***
• A locomotiva alcança até 320 km/h e realiza o percurso em cerca de 8 horas. Há paradas nas cidades alemãs de Frankfurt e Karlsruhe e na cidade francesa de Estrasburgo, sede do Parlamento Europeu.
***
• Autoridades disseram na cerimônia de inauguração da linha que a conexão entre a capital francesa e alemã é um símbolo de amizade entre os países.
Queimadas
• A área queimada no Brasil de janeiro a novembro de 2024 quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando um território equivalente a todo o estado do Rio Grande do Sul.
***
• Os dados são da mais recente edição do Monitor do Fogo, do MapBiomas. Ao todo, 29,7 milhões de hectares foram queimados no período – um aumento de 90% em relação ao mesmo período de 2023 e a maior extensão dos últimos seis anos.
***
• A diferença em relação ao ano passado é de 14 milhões de hectares a mais, uma área equivalente ao estado do Amapá.
Queimadas II
• Mais da metade (57%) da área queimada entre janeiro e novembro no Brasil fica na Amazônia, onde 16,9 milhões de hectares foram afetados pelo fogo.Nesse bioma, foram queimados 7,6 milhões de hectares de florestas, incluindo florestas alagáveis – extensão que ficou à frente das pastagens queimadas no período na Amazônia, que totalizaram 5,59 milhões de hectares.
***
• O segundo bioma mais afetado pelo fogo foi o Cerrado, com 9,6 milhões de hectares – 85% dos quais (ou 8,2 milhões de hectares) em áreas de vegetação nativa. Esse número representa um aumento de 47% em relação à média dos últimos 5 anos. Houve aumento também no Pantanal, onde a área queimada de janeiro a novembro foi de 1,9 milhão de hectares e representou um crescimento de 68% em relação à média dos últimos 5 anos.
***
• A área queimada nos demais biomas entre janeiro e novembro deste ano foi: 1 milhão hectares na Mata Atlântica, sendo que 71% da área afetada estava em áreas agropecuárias; 3,3 mil hectares no Pampa; e 297 mil hectares na Caatinga – uma diminuição de 49% em relação ao mesmo período de 2023, com 82% das queimadas concentradas em formações savânicas.
Queimadas III
• O estado que mais queimou nos 11 primeiros meses deste ano foi o Pará, com 6,97 milhões de hectares. Esse total equivale a 23% de toda a área queimada no Brasil e a 41% do que foi queimado na Amazônia entre janeiro e novembro.
• Mato Grosso e Tocantins ficaram em segundo e terceiro lugares, com 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares, respectivamente. Juntos, esses três estados totalizaram 56% da área queimada no período no país.
***
• Os municípios de São Félix do Xingu (PA) e Corumbá (MS) registraram as maiores áreas queimadas entre janeiro e novembro de 2024, com 1,47 milhão de hectares e 837 mil hectares queimados, respectivamente.
***
• Em todo o país, o fogo atingiu prioritariamente áreas de vegetação nativa, que representam 73% do total. Um quarto (25%) da área queimada no Brasil foi em florestas. Entre as áreas de uso agropecuário, as pastagens se destacaram, com 6,4 milhões de hectares queimados entre janeiro e novembro de 2024, ou 21% do total nacional.
Reconhecimento
• O Parlamento Europeu entregou na terça-feira, 17, o prêmio Sakharov, a mais alta distinção da União Europeia em matéria de direitos humanos, a María Corina Machado, representada pela filha Ana Corina Sosa, e Edmundo González, líderes da oposição ao ditador venezuelano Nicolás Maduro.
***
• Aos eurodeputados, o candidato da oposição, vencedor, de fato, da eleição de 28 de julho e exilado na Espanha, homenageou o povo venezuelano.
***
• Participando por videoconferência, María Corina Machado afirmou que “as eleições presidenciais de 28 de julho marcaram o início de uma mudança genuína e imparável na Venezuela”.
POR FALAR NISSO…
# Nesta quarta-feira, 18, é Dia Internacional dos Migrantes e Dia do Museólogo.
# O aniversário da delegada Drª ElivâniaRoberta Aguiar dos Santos é nesta quarta-feira, 18.
# A superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Roraima agora conta com oito novas viaturas blindadas, adquiridas com recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada federal de Roraima. Uma dessas viaturas foi viabilizada por meio de recursos destinados pelo deputado federal Zé Haroldo Cathedral.
# O cancelamento do concurso de Miss Holanda foi anunciado pouco mais de um ano depois da vitória inédita de uma candidata trans, RikkieKollé, coroada Miss Holanda 2023. Em comunicado publicado no site da competição, a organização afirmou ser “um novo começo” após “anos de história cheia de glamour, talento e inspiração”.
# Desbancando grandes nomes do futebol mundial como Lionel Messi, Rodri, Kylian Mbappé e muitos outros, Vinicius Jr. conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo no The Best Fifa de 2024. O atacante do Real Madrid se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a premiação desde 2007, quando Kaká levou o troféu para o Brasil.
VIRALIZAR
• O Brasil registrou a menor mortalidade por aids da série histórica, segundo levantamento divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde.
***
• Em 2023, houve 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, a menor taxa desde 2013.
***
• Apesar disso, no ano passado, houve aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação com 2022.Foram notificados 46.495 casos de infecção pelo HIV no país.
FLOPAR
• O MBL se apresenta como uma “direita moderada”, mas tem quem garanta que não: há uma onda crescente de racismo, misoginia e até tolerância com símbolos nazistas em seus grupos de WhatsApp.
***
• Pior: uma das pessoas não apenas permanece nesses canais – mas segue como moderadora dos grupos do deputado Kim Kataguiri.
***
• E, segundo os relatos, usa seu poder para promover um ambiente de discursos fascistas e de desprezo aos direitos humanos para os milhares de participantes.