Prefeitura se une à Anatel na fiscalização da conexão de internet em Boa Vista

Ao todo, 20 pontos da cidade foram selecionados para a vistoria da agência. – Fotos: Semuc/PMBV

Nesta semana, uma equipe da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está em Boa Vista com a Blitz da Telefonia Móvel, para avaliar a cobertura e a velocidade de conexão dos sinais 4G e 5G das três maiores operadoras que atuam na capital. A Prefeitura, por meio das Secretarias de Defesa do Consumidor (SEDC/Procon Boa Vista) e Tecnologia e Inclusão Digital (SMTI) participou da fiscalização.

Ao todo, 20 pontos da cidade foram selecionados para servirem de base para o diagnóstico da Anatel e envolvem bairros como Pricumã, Asa Branca, Buritis, Olímpico, Cidade Satélite, além do centro. O fiscal federal Aluísio Amaro Monteiro, representante da Anatel, destacou que a vistoria ocorre em todas as capitais desde o ano passado, restando apenas Boa Vista e Porto Velho (RO) para a conclusão do relatório que será encaminhado à sede da agência.

“O que pudemos observar é que a maioria dos pontos analisados, a conexão estava dentro da média. Em alguns, o sinal às vezes desvanece um pouco ou não pega e outros têm maior intensidade. Mas são prévias. É preciso avaliar o contexto inteiro. Por isso, a gente vai enviar os dados para serem analisados em Brasília, onde lá vão tomar as devidas providências, no caso, notificando as operadoras”, disse.

Para a Secretária Executiva de Defesa do Consumidor, Sabrina Tricot, a participação do Procon Boa Vista nesse contexto de avaliação da qualidade da conexão é importante para se ter uma noção mais precisa do que é prestado pelas operadoras à população, além de cruzar esses dados com os referentes as reclamações da população que chegam ao setor.

“Nós vamos solicitar o relatório final da Anatel para avaliarmos os dados levantados. Com os dados, pretendemos implantar políticas públicas que possam melhorar a qualidade da prestação dos serviços de internet que, atualmente, são prestados pelas operadoras à população. Dependendo do tipo do serviço e da qualidade, há inúmeras situações punitivas que podem ser aplicadas pela ANATEL e pelo próprio Procon”, afirmou Sabrina.

Articulação nacional

Vale ressaltar que a Prefeitura, por meio do Procon Boa Vista, integra o Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST) da Anatel e os Conselhos Nacionais de Defesa dos Usuários das operadoras Tim e Vivo, para os quais as informações levantadas sobre a conectividade em Boa Vista também serão apresentadas, para que medidas sejam tomadas por meio dos Conselhos.

“Vamos levar as informações a esses órgãos a fim de cobrar melhorias nos serviços prestados em nossa cidade, principalmente em relação ao que é pensando no âmbito do projeto Norte Conectado, que consiste na instalação de uma nova fibra para Boa Vista. Ela já está em Caracaraí e vai melhorar bastante a qualidade dos serviços que são prestados aqui”.

Blitz da Telefonia Móvel – Projeto do Ministério das Comunicações em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), consiste em avaliar como está a cobertura e a velocidade de conexão dos sinais 4G e 5G das três maiores operadoras que atuam no país.

A iniciativa faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, passando de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.

Após as vistorias em todas as capitais, a Anatel produzirá um relatório que será enviado ao Ministério das Comunicações e, posteriormente, às operadoras. Elas terão seis meses para corrigir as eventuais falhas que forem encontradas.

Norte Conectado – O programa do Governo Federal tem a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial, visando atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário, e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa.

Serão 8 infovias, em uma extensão de 12 mil quilômetros de extensão e um investimento de R$ 1,3 bilhão em todo o projeto. Cerca de 60 municípios serão atendidos pelo programa entre os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Além disso, será ampliado o acesso à internet da região, com possibilidade de integração aos países vizinhos que compõem a Pan Amazônia. Boa Vista está inserida na Infovia 04, com 515 km de extensão, interligada à Vila de Moura (AM).

Fábio Cavalcante

Veja também

Topo