Com foco em reduzir colisões graves por excesso de velocidade em pontos críticos, neste final de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima realizou Fiscalização de Velocidade na BR-174, que liga Boa Vista ao Amazonas (sentido Sul) e na BR-401, que liga Boa Vista ao município do Bonfim.
Foram realizados diversos comandos de radar com registro de imagens. Ao todo, 90 condutores foram flagrados e autuados por conduzirem acima do limite de velocidade.
Durante as fiscalizações, um condutor foi flagrado transitando com a velocidade de 172 km/h, em trecho de Velocidade Máxima de 100km/h. O condutor do veículo, flagrado pelo radar móvel, cometeu uma infração de trânsito de natureza gravíssima, com o valor da multa multiplicado por três, resultando em R$ 880,41, pois estava a mais de 50% do limite permitido da via. Além disso, há a penalidade de suspensão do direito de dirigir. Outro condutor foi flagrado com velocidade de 150 km/h.
Ressaltamos que o excesso de velocidade nas rodovias pode aumentar os riscos para os condutores, prejudicando a capacidade de frenagem do veículo diante de circunstâncias inesperadas e agravando acidentes.
Quanto maior a velocidade, menor o tempo que o motorista tem para reagir a um imprevisto à sua frente, como um acidente ou um pedestre atravessando a pista. A velocidade também agrava as lesões dos envolvidos, transformando em grave ou fatal uma colisão que poderia envolver apenas feridos leves.