O novo espaço, que reúne serviços judiciais e administrativos voltados à população, iniciou seus atendimentos na última terça-feira, 7. Localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 550, no Palácio Latife Salomão, o Fórum funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Durante a primeira semana de funcionamento, o novo Fórum realizou mais de 200 atendimentos nas áreas dos Juizados Especiais Cíveis e, nas Varas da Infância e Juventude, foram concedidas 30 autorizações de viagem e realizados 45 atendimentos. Serviços que acontecem tanto no formato presencial quanto on-line.
O presidente do Poder Judiciário, desembargador Jésus Nascimento, expressou a satisfação com o início dos atendimentos e convidou a população roraimense a conhecer o espaço e os serviços oferecidos.
“Aqui temos um conjunto de ações voltadas para o cidadão roraimense. Fico feliz por iniciarmos este projeto no primeiro dia útil após o recesso forense. Convido toda a população a conhecer este novo espaço em prol da cidadania”, disse.
O início das atividades no Fórum da Cidadania torna o acesso à Justiça e aos serviços administrativos ainda mais prático para a população. O juiz titular da Primeira Vara da Infância e Juventude, Parima Veras, destacou a importância da centralização dos serviços.
“No Fórum da Cidadania, vamos oferecer um serviço de qualidade à população. Quem vem resolver um problema pode solucionar outros também, já que diversos serviços estão disponíveis no mesmo local, eliminando a necessidade de deslocamento por diferentes partes da cidade”, afirmou.
O Fórum, terceiro da capital, reúne em um único espaço serviços essenciais para a sociedade roraimense, como as três unidades dos Juizados Especiais Cíveis, a Turma Recursal, às Varas da Infância e Juventude, a Vara de Justiça Itinerante, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e a Ouvidoria-Geral de Justiça do TJRR.
Além disso, conta com instituições parceiras, como o Governo do Estado de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Assembleia Legislativa, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, Defensoria Pública, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Receita Federal e a OAB Seccional Roraima.
A secretária executiva de Defesa do Consumidor (SEDC/PROCON), Sabrina Amaro Tricot, ressaltou os benefícios da parceria entre as instituições no mesmo espaço.
“Nós estamos dentro do Fórum da Cidadania, aproveitando a colaboração que temos com o Tribunal de Justiça. Agora, muitos serviços estão sendo facilitados, pois o consumidor pode procurar o PROCON para registrar uma reclamação e, dependendo do caso, contar com os serviços do TJ no mesmo local”, informou.